Linda Brasil denuncia as diversas formas de violência

por Leilane Oliveira Coelho publicado 15/06/2022 12h14, última modificação 15/06/2022 12h14
Linda Brasil denuncia as diversas formas de violência

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 14, a vereadora Linda Brasil (PSOL) ocupou o Grande Expediente para falar sobre graves episódios de violência como o corrido em Itabaiana na última segunda-feira, no forró dos caminhoneiros. A parlamentar relatou que uma mulher sofreu violência após recusar se relacionar com um homem na festa, a agressão gerou fratura no rosto.

“A grande causa da violência contra a mulher é o machismo, o patriarcado e a misoginia, que infelizmente estrutura a sociedade brasileira e é a causa de tanto feminicídio. Nós não podemos mais admitir esse tipo de violência machista, é revoltante esse tipo de crime em nossa sociedade, eu apelo que a SSP possa fazer uma investigação para responsabilizar o agressor. Minha solidariedade à vítima e a todas as mulheres da sociedade que são alvos dessa violência. Nós não vamos nos retirar dos espaços públicos, nós vamos ficar onde quisermos estar, é nosso direito, sem que sejamos violentadas por isso”, afirmou.

Melhoria nos bairros

A vereadora comunicou aos seus colegas parlamentares que ao visitar o bairro Siqueira Campos, 18 do Forte, Cidade Nova e Japãozinho, onde foram diagnósticos problemas estruturais. “A população está capinando os terrenos porque os matos cresceram muito e as moradoras e moradores tem medo da violência de assaltos”, destacou.

Fórum sobre transporte público

Ocorreu o Fórum sobre licitação e transporte público, promovido pelo Ministério Público Estadual, onde estiveram presentes diversos especialistas para compartilhar e orientar questões legislativas e de aplicabilidade das licitações. Para Linda, a atividade é de estrema importância, no entanto, pontuou a ausência de espaço para que as usuárias e usuários pudessem relatar suas experiências e propostas para melhoria do serviço público.

“O Fórum foi muito importante, mas não tinha uma representação da sociedade civil organizada com direito a fala, eu que cedi a minha fala, é grave um espaço para discutir transporte público que não garanta que aqueles e aquelas que utilizam o serviço possam ser ouvidas/os. Queremos discutir transporte público, mas o debate deve ser ampliado para toda a sociedade. Precisamos pressionar e cobrar a implementação da licitação, é um dever da gestão municipal, e da estadual também”, frisou.

Erradicação do trabalho infantil

Na ocasião, a parlamentar informou sobre a participação em audiência pública com o tema “Erradicação do trabalho infantil e aprendizagem: mais vagas, mais profissionalização”, na Alese, a inciativa foi deputado estadual Iran Barbosa (PSOL). A discussão acerca do trabalho infantil é urgente, segundo dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2012 a 2019 foram registradas cerca de 54,7 mil denúncias relacionadas ao trabalho infantil.

“A pobreza faz com que os filhos de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica tenham reduzidas suas oportunidades de desenvolvimento na infância e adolescência. Ao atingirem a vida adulta, tornam-se, majoritariamente, trabalhadores com baixa escolaridade e qualificação, sujeitos a menores salários e vulneráveis a empregos em condições degradantes, perpetuando um círculo vicioso de pobreza”, refletiu a parlamentar.

Atualmente, o Brasil tem cerca de 4,6% de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, conforme aponta o IBGE na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio. Ainda segundo a OIT, já são 160 milhões em todo o mundo.

“Eu parabenizo William, de Santo Amaro, um jovem que participou ontem da audiência, que com muita propriedade falou que o lugar da criança e do adolescente é na escola, que todas as crianças tenham direito ao estudo, a conscientização do seu papel na sociedade. Parabenizo a todas as/os representantes das instituições e órgãos comprometidos com esse enfrentamento, como a promotora Lilian, e promotor Fausto Valois, que são atuantes e comprometidas/os com a pauta dos direitos humanos”, expressou.