Linda Brasil cobra saneamento básico em bairros da Zona de Expansão

por Laila Batista, Assessoria de Imprensa da Parlamentar — publicado 10/02/2022 16h30, última modificação 10/02/2022 17h13
Linda Brasil cobra saneamento básico em bairros da Zona de Expansão

Foto: Gilton Rosas

Nessa quinta-feira, 10, a vereadora Linda Brasil foi ao pequeno expediente onde relatou para as/os colegas parlamentares sobre a visita na Zona de Expansão através da Gabineta Itinerante. A mandata esteve nos bairros São José e Robalo, dialogando com a população local que frequentemente reclama da falta de pavimentação e saneamento, além da escassez no transporte público.

“Gostaria de lembrar que aprovamos o ano passado aqui na Câmara um PL que prometia pavimentação, para aqueles bairros hoje, que eram povoados, e até hoje nada foi feito, até a questão do transporte público eles tem reclamado, por isso a gente fala da questão de fazer a licitação do transporte público aqui no município, é importante fazer algo para além do paleativo, realizar um estudo apropriado naquela região. Então é lamentável que até hoje nada foi feito ali na Zona de Expansão”, proferiu a parlamentar.

A Associação de Moradores vem recebendo demandas dos moradores da região, e a mandata irá enviar para a prefeitura como indicação de pavimentação e saneamento na Travessa Barriguinha, Travessa São Francisco de Assis, Travessa são Pedro, Todo o Loteamento recanto das chácaras e Travessa Rodrigues.

A vereadora também falou sobre a gravidade do PL6299/02, conhecido como PL do veneno, aprovado pela Câmara dos Deputados que flexibiliza a entrada de agrotóxicos no Brasil.

O PL representa um retrocesso na luta ambiental, pois flexibiliza o uso indiscriminado e dificulta a fiscalização. Isso significa mais veneno na comida de cada cidadão e cidadã brasileira, significa o adoecimento dos trabalhadores e agricultores brasileiros, e significa também a morte da biodiversidade. É lamentável que a maioria dos deputados federais por Sergipe continue legislando desconectados da realidade, atendendo a interesses dos setores empresariais em detrimento do interesse da maioria da população e do meio ambiente”, pontuou.

Intolerância religiosa

A vereadora pediu um aparte da fala do vereador Pastor Diego (PP), para tratar no Projeto de Lei que está em tramitação, que trata da intolerância religiosa. A parlamentar voltou a reforçar a importância de se construir coletivamente o PL, uma vez que não houve uma discussão com um conjunto das diversas religiões, principalmente aquelas que mais são alvos dos discursos de ódio.

“É importante que haja uma discussão princippalmente com os grupos mais vulneráveis, é preciso que reveja esses projetos que vem de cunho nacional que tem várias imbricações nele e que pode prejudicar não só algumas religiões que se sentem prejudicadas, mas como grupos vulnerabilizados que sofrem algumas vezes discursos de ódio por pessoas que se utilizam da justificativa da liberdade religiosa pra proferir”, colocou Linda.

Covid-19

Ainda em sessão, Linda alertou que é preciso rever os protocolos, mesmo considerando a situação dos realizadores de eventos, porque é preocupante o aumento de infectados pela covid-19. “O índice está de 1000 mortes diárias, então a gente precisa rever mesmo os protocolos, não só os passaportes mas em alguns casos as testagens, acho que a prefeitura deve disponibilizar uma maior quantidade de testes, não só para as pessoas sintomáticas, mas para as assintomáticas, essa é uma situação muito importante, nós sabemos que o setor de eventos foi prejudicado, mas a gente precisa rever com esses índices alarmantes de morte, e adiar um pouco algumas festas para diminuirmos um pouco as aglomerações, e a infecção de mais pessoas, até porque tem muitas pessoas que são asssintomáticas”, apelou.