Linda Brasil aponta a importância de se discutir as opressões que estruturam as desigualdades sociais

por Laila Oliveira, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/11/2022 13h05, última modificação 24/11/2022 13h05

Foto: Agência Câmara Aracaju

Na manhã desta quinta-feira, 24, a vereadora Linda Brasil (PSOL) ocupou o Pequeno Expediente para abordar como o machismo e outras formas de opressão vem contribuindo para aprofundar as desigualdades na sociedade. O Brasil se mantem no ranking dos países que mais matam mulheres, ocupando o 5º lugar.

Além disso, Sergipe apresentou um aumento de mais de 42% dos casos de feminicídio em 2021, segundo dados da Coordenadoria de Estatística e Análise Criminal (CEACrim), divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de Sergipe (SSP).

A parlamentar relatou no Plenário o caso em que uma mulher sofreu tentativa de feminicídio do ex-marido em Aracaju, e mesmo estando com a medida protetiva, o homem entrou em um espaço do poder público e atirou contra ela, que se encontra internada. Para Linda, é essencial que haja uma reflexão das pessoas quanto aos seus próprios comportamentos e como podem mudar individualmente e coletivamente para superá-los.

“É muito importante assumir que temos internalizado vários preconceitos, porque ninguém quer assumir que é machista, racista, Lgbtfóbico, que são comportamentos naturalizados na sociedade, então a gente precisa primeiro desconstruir esses preconceitos, e para que esse caminho do aprendizado para a mudança se concretize, é preciso apontar, dizer, corrigir, só assim mudaremos essa cultura opressora e que estigmatiza mulheres, LGBT’S e população negra”, refletiu.