Presidente da Câmara define com líderes da situação e oposição da CMA pauta da próxima Sessão
Os vereadores Vinícius Porto (PDT), líder da bancada de situação, e Lucas Aribé (Cidadania), que lidera a oposição na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), participaram no início da tarde desta segunda-feira, 27, de reunião virtual com o presidente da Casa Parlamentar, Nitinho (PSD). O chat foi para definir a pauta de votação da próxima Sessão On-line, realizada na quarta-feira, 29, a partir das 14h30.
De acordo com o presidente, a reunião foi bastante proveitosa. “Definimos em conjunto, além da pauta, que não realizaremos nem o Pequeno nem o Grande Expediente. Iremos direto para a discussão dos projetos que estarão na Pauta", informou Nitinho. Ele complementou que apenas o autor de cada propositura poderá se manifestar, além dos líderes da situação e da oposição. Lucas Aribé foi contrário a essa última definição, defendendo um debate mais ampliado dos projetos.
Esta será a segunda Sessão Extraordinária On-line da CMA, cumprindo as regras de isolamento social, recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e gestores, com o objetivo de conter o avanço do Coronavírus. Na quarta-feira, 22, foi realizada a primeira em plataforma virtual, contando com a participação dos 24 parlamentares. Na ocasião, foram apreciados cinco Vetos do Executivo a Projetos de Lei, de autoria dos vereadores.
A população pode acompanhar as sessões on-line da Câmara Municipal de Aracaju através do portal www.aracaju.se.leg.br (basta clicar no ícone TV Câmara ao Vivo), através da TV Câmara Aracaju canal aberto 48.4, ou ainda pelo aplicativo “Ascom Câmara Aju”.
Apoio
A chegada do Covid-19 ao Brasil trouxe para toda a população uma nova realidade, provocada pelo contingenciamento de acesso e isolamento social, obrigando aos diversos gestores a busca por alternativas às suas demandas operacionais.
Com o propósito de auxiliar a Câmara de Aracaju nas suas ações, a Oi apresentou alternativas para a comunicação remota. Através da ferramenta WEBEX foi realizada a primeira Sessão da história da Casa Parlamentar completamente virtual, permitindo que os vereadores pudessem tratar temas relevantes para Aracaju e a população que nela reside, com toda a segurança, cumprindo as regras de isolamento social.