Levi Oliveira prestigia cerimônia de instalação da Academia Sergipana de Letras e Artes para Pessoas com Deficiências e Autistas — ASLIDA

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 05/12/2025 16h39, última modificação 05/12/2025 16h39
Levi Oliveira prestigia cerimônia de instalação da Academia Sergipana de Letras e Artes para Pessoas com Deficiências e Autistas — ASLIDA

Foto: Assessoria de Imprensa do Parlamentar

O dia 3 de dezembro celebra o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, um momento dedicado a reforçar o debate sobre o enfrentamento ao capacitismo, a ampliação da representatividade e o avanço de políticas inclusivas. Alinhada a esse propósito, a data foi marcada por uma programação que ressaltou a importância da acessibilidade e da valorização das produções culturais feitas por pessoas com deficiência, incluindo a instalação da Academia Sergipana de Letras e Artes para Pessoas com Deficiências e Autistas (ASLIDA).  

Organizada pela Prefeitura de Aracaju, a cerimônia ocorreu no Iate Clube de Aracaju e contou com a posse dos membros da Academia, além da entrega do Prêmio Castro Alves de Inclusão, que reconheceu projetos e autoridades engajadas na defesa dos direitos e garantia de acessibilidade. Entre os homenageados está o vereador Levi Oliveira (PP), que tem mantido um diálogo constante com representantes da causa e atuado em iniciativas que ampliem a participação das pessoas com deficiência na vida pública.  

Levi tem apresentado diversos projetos e indicações sobre o assunto, como o recente PL que apresentou sobre a criação do Cartão-Cuidador TEA, que concede passagens para o deslocamento de provedores de cuidados de pessoas com transtorno no transporte público do município. O projeto está em tramitação na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e deve ser apreciado em breve pelos vereadores.  

Durante sessão especial na CMA, promoveu também um debate com especialistas e representantes sobre a fibromialgia, buscando alternativas para ampliar o apoio às pessoas afetadas por ela e a construção de políticas que atendam esse público. Além disso, o parlamentar é embaixador da Associação Clube Condição de Futuro (ACCF), que desenvolve um trabalho voltado à inclusão de pessoas com deficiência por meio do atletismo e do halterofilismo (levantamento de peso).  

Presente na solenidade, o conselheiro municipal de defesa dos direitos das PcD em Aracaju, Fábio Gileno, destacou que o vereador tem colocado seu mandato à frente da causa. “Levi tem demonstrado grande sensibilidade com nossa causa, participando e apoiando diversos eventos realizados para as pessoas com deficiência, a exemplo do último Prêmio Pipiri, realizado pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Aracaju. E, na quarta-feira, prestigiou a posse dos membros da recém-criada Academia Sergipana de Letras PcD e Autista, incentivando a cultura literária e demonstrando seu comprometimento com a comunidade PcD e a busca contínua por equidade”, disse o conselheiro.  

O vereador agradeceu a homenagem e reafirmou seu compromisso em seguir apoiando ações que promovam dignidade e participação social. “Esse é um momento importante não só para a literatura, mas também para a inclusão e o respeito a vozes que causam impacto na cultura do nosso estado. Foi satisfatório acompanhar cada detalhe dessa conquista, que abre portas, cria oportunidades e reforça como estamos cada vez mais avançando na construção de uma sociedade mais acessível e plural. Parabenizo todos os envolvidos nessa iniciativa, especialmente os acadêmicos que agora passam a fazer parte dessa nova história. Tenho certeza de que este é apenas o início de muitos projetos que proporcionam maior visibilidade a essas pessoas”, declarou.