Kitty Lima usa Tribuna da CMA para falar da importância da criação da SEDA

por Felipe Maceió, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 27/04/2017 07h05, última modificação 20/11/2017 17h46
Kitty Lima usa Tribuna da CMA para falar da importância da criação da SEDA

Gilton Rosas

Durante a 27ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a vereadora Kitty Lima (REDE) usou a tribuna para falar sobre uma importante indicação de sua autoria; a criação da Secretaria Especial dos Direitos Animais (SEDA), pasta que teria a missão de debater e executar políticas públicas em defesa da causa animal. “Nós, da causa animal, que lidamos diariamente com esse tema, ficamos perdidos porque muitas vezes chegamos a um órgão público que deveria atuar em prol da causa e percebemos que na verdade ele não entende nada sobre o assunto e nem está preparado para lidar no dia-a-dia com essa temática”, explicou Kitty Lima.

De acordo com a vereadora, a nova pasta surgiria para suprir essa lacuna que interfere diretamente no trabalho que é realizado por ela na CMA em prol da causa animal. “Do que adianta eu estar aqui brigando por políticas públicas para os animais se a gente não tiver uma secretaria para dar apoio? Nas grandes capitais, a SEDA é responsável pelas ações voltadas ao direito dos animais e por refletir, juntamente com os demais setores da sociedade, sobre a ampliação e garantia desses direitos”, pontuou.

A SEDA também será responsável, caso seja concretizada, por coibir os casos de maus-tratos, conscientizar a população sobre a guarda responsável, reduzir a população de animais domésticos na capital e promover campanhas de adoção. “São políticas públicas que tenho buscado aqui nesta Casa incansavelmente, mas sem nenhum suporte de uma secretaria desta natureza. Vale ressaltar que uma das principais atividades a ser desenvolvida pela SEDA será o atendimento médico veterinário em comunidades através de consultas e campanhas de vacinação, auxiliando assim o combate a zoonoses”, esclareceu a vereadora.

Esta semana, Kitty esteve reunida com representantes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) para tratar sobre a responsabilidade de cada um desses órgãos para o cumprimento e garantia das políticas públicas voltadas aos animais. “O que mais me impressionou foi que durante os meus questionamentos o que presenciei foi um show de empurra-empurra de responsabilidades. Quem estava ali nem ao menos sabia a obrigação de cada um em relação ao tema porque esta é uma causa nova. Isso demonstra a importância da criação da SEDA, um órgão que estará comprometido em trabalhar de forma consciente em respeito à fauna e todas as formas de vida”, disse Kitty, que fez a indicação preocupada ainda com a máquina pública.

“Eu tive o cuidado de anexar ainda à indicação um projeto enxuto para que não venha a onerar muito a Prefeitura de Aracaju. Tenho a consciência que o municípios, assim como a maioria das prefeituras em todo o país, passa por um momento delicado em suas finanças e é preciso trabalhar com responsabilidade também com a máquina pública”, frisou.