Kitty Lima denuncia o baixo número de creches em Aracaju

por Felipe Maceió, da Assessoria de Comunicação da parlamentar — publicado 12/05/2017 07h35, última modificação 23/11/2017 10h32
Kitty Lima denuncia o baixo número de creches em Aracaju

César de Oliveira

A falta de creches em diversos bairros de Aracaju foi denunciada pela vereadora Kitty Lima (REDE), durante sua participação no Pequeno Expediente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA). Em seu discurso, a parlamentar lamentou a grande fila de crianças que esperam por uma vaga nas creches do município e a falta de atenção às unidades por parte da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

De acordo com a parlamentar, o baixo número de creches tem prejudicado o dia-a-dia de muitas famílias e afetado também o serviço que é ofertado às crianças já matriculadas. “Esse é um problema absurdo, onde a gente vê que as ONGs surgem devido a falta de atuação do Poder Público. Existem estudos que mostram que Aracaju possui bairros que não têm sequer uma creche. Salvo os bairros Salgado Filho e São José, que são vizinhos e localizados na região central da capital, todos os outros não atendem nem metade da demanda”, reclamou a vereadora.

Kitty visitou na última terça-feira, 9, a Casa Maternal Amélia Leite, no bairro Suíssa, e ficou admirada com o belo trabalho que a entidade realiza mesmo com as deficiências decorrentes da falta de atenção por parte da PMA. “A Casa Maternal Amélia Leite possui um grande número de crianças assistidas e uma lista ainda maior delas que possuem pais interessados em matriculá-las na instituição, mas, infelizmente, não há vagas”, lamentou a vereadora, que lançou um questionamento ao plenário. “E como fica a situação dessas mães que precisam trabalhar para sustentar a casa, mas não tem com quem deixar seus filhos? Esta é uma situação grave”, questionou.

Durante a visita, Kitty ouviu dos funcionários da Casa Maternal o desejo de oferecer uma rede de serviço maior e de qualidade, dentro da própria instituição, às crianças assistidas. Porém, a falta de investimentos e de interesse da prefeitura são as grandes barreiras para expandir o atendimento. “Eles estão precisando de coisas relativamente simples, mas que fazem grande diferença no dia-a-dia dessas crianças, como um profissional de educação física para desenvolver atividades recreativas e médicos para atender no espaço que já existe no local, por exemplo. É um trabalho tão lindo e que precisa ser melhorado ainda mais”, disse emocionada a vereadora.

Nesta sexta-feira, 12, a parlamentar irá se reunir com a secretária da Educação Municipal, Maria Cecília Leite, para cobrar a regularização do envio da verba destinada à merenda na Casa Maternal Amélia Leite. “Levarei à secretária toda essa demanda e aproveitar ainda a oportunidade para informar que nem a merenda está chegando às creches, a exemplo do que acontece com a Casa Maternal Amélia Leite. É uma situação muito triste porque vemos crianças educadas e carinhosas que muitas vezes só realizam as refeições corretamente nesses locais. Como vereadora, cidadã e, principalmente, mãe, não posso ter ciência dessa situação e não fazer nada por essas crianças que hoje estão a mercê desse descaso”, garantiu Kitty.