Junho: Professor Bittencourt lança campanha de apoio ao orgulho LGBTQI+

por David Rodrigues, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 29/06/2020 09h14, última modificação 29/06/2020 09h14
Junho: Professor Bittencourt lança campanha de apoio ao orgulho LGBTQI+

Arte: Assessoria do parlamentar

Na última sexta-feira, 26, começou a ser veiculada nas redes sociais do vereador Professor Bittencourt (PCdoB), uma campanha publicitária de apoio a comunidade LGBTQI+, visto que no último domingo, 28 de junho, foi comemorado mundialmente o dia do orgulho LGBTQI+.

Este ano, a rebelião de Stonewall, que aconteceu em Nova Iorque e representa um dos marcos importantes para a comunidade LGBTQI+, completou 51 anos. Reconhecendo o marco da data, a campanha traz como slogan “Só a luta transforma” e conta com depoimentos de ativistas que fazem parte da comunidade LGBTQI+.

“Abordar essa temática é garantir o respeito à figura humana, à diversidade sexual e reafirma o sentimento de que nós precisamos entender a nossa sociedade dentro dessa concepção dos direitos humanos. É uma reafirmação da luta em favor do respeito, contra toda forma de violência LGBTfóbica que cerca o universo. Fico muito feliz em produzir essa campanha pelo nosso mandato, fico muito feliz também da trajetória que já estabeleci com a comunidade, onde tive a oportunidade de passar enquanto Secretário na Assistência Social do município, na Secretaria de Direitos Humanos do Governo do Estado, onde também passei e tive a oportunidade de reafirmar políticas públicas em favor dessa luta”, afirmou Bittencourt.

Com uma linguagem direta, a campanha tem como objetivo abraçar a comunidade LGBTQI+ e mostrar que através da luta e união de todxs é possível transformar a realidade e ampliar o respeito ao próximo.

A estudante Ágatha Ludmila é uma das integrantes da campanha que conta um pouco da sua história enquanto mulher trans. Ela se sentiu honrada em ser uma das escolhidas para ser a porta-voz da mensagem. “Eu acredito que estou ocupando um lugar e uma responsabilidade de acabar passando um pouco de minha história e das minhas percepções de vida e o que de fato é. Eu espero que as pessoas quebrem esse preconceito e criem um conceito de respeito ao próximo, porque eu acho desnecessário você desrespeitar, você não ganha nada com isso”, avaliou a estudante.

Outro integrante ativista dos Direitos Humanos LGBTQI+ que participa da campanha e passa uma mensagem de luta e militância sobre os 51 anos da revolução Stonewall, é o Pedagogo Especialista em Educação Especial Inclusiva, pesquisador do tema gênero e sexualidade na educação, Marcelo Lima. “Eu respiro a história do movimento, eu respiro as teorias acadêmicas LGBTQI e através da minha militância em si, enquanto cidadão e sujeito de direito, eu me torno uma pessoa realizada. É o sentido da minha própria vida como existência, como ser que tenho como foco a pauta LGBTQI+. Sou resistência”, pontuou.

A campanha foi pensada para o formato das redes sociais, tendo em vista o amplo alcance e por ser um espaço democrático. Além dos vídeos, o material também possui cards publicitários que reforçam a mensagem da campanha, que segue até o dia 28 de junho.