Isac realiza Sessão Especial em Homenagem ao Dia do Servidor Público

por Valéria Santana - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 24/10/2023 09h45, última modificação 24/10/2023 09h45
Isac realiza Sessão Especial em Homenagem ao Dia do Servidor Público

Foto: Gilton Rosas

No plenário da Câmara Municipal de Aracaju, de propositura do vereador Isac Silveira (PDT), foi realizada uma Sessão Especial em homenagem ao Dia do Servidor Público. A ocasião contou com a participação de representantes de diversos sindicatos, incluindo o Sigma, Sacema, Sepuma, Sintama, Sindatran, Unasus, Sindimed, Seese, Sinodonto, Sintepav e Sindasse.

O vereador Isac enfatizou a importância do serviço público como um pilar fundamental para a sociedade e criticou as profundas desconstruções de direitos ocorridas nos últimos anos. O vereador destacou também a necessidade de reafirmar as bandeiras de lutas das categorias, independentemente de quem estiver no poder, visando avanços em todas as esferas.

Isac disse que “a classe trabalhadora está encurralada e que o serviço público é de fato uma salvaguarda da população. A desconstrução dos nossos direitos foi profunda, principalmente depois da pandemia. Em pleno século XXI, temos muitos trabalhadores que não têm direito a férias, décimo terceiro e tantos outros direitos importantes já conquistados. O servidor público durante a pandemia foi exaltado e, hoje, é machucado na realidade. Temos que trazer de volta as nossas bandeiras de lutas das categorias, independentemente de quem seja o político de plantão. Precisamos avançar em todas as esferas."

Diversos representantes sindicais compartilharam suas perspectivas e desafios enfrentados pelos servidores públicos em suas respectivas áreas. Gabriela Pereira, vice-presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Estado de Sergipe (Seese), ressaltou a importância dos servidores como guardiões do funcionalismo público, mas enfatizou a necessidade de um plano de carreira e melhores condições de trabalho.

Eder Rodrigues, presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Aracaju (Sigma), destacou a luta da categoria e as dificuldades enfrentadas, incluindo a falta de profissionais para garantir a segurança em unidades de saúde e escolas municipais, serviço que muitas vezes, hoje, é realizado por terceirizadas. Ele chamou a atenção para a importância da mobilização para melhorar a realidade do serviço público.

José Wagner de Queiroz, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores do SUS (Unasus), alertou sobre a tentativa de enfraquecer o serviço público e terceirizar atividades e que os trabalhadores não podem aceitar esse retrocesso.

Carlos Augusto, presidente do Sindicato dos Agentes de Saúde e Endemias do Município de Aracaju (Sacema), parabenizou o vereador Isac pela luta em defesa dos trabalhadores e destacou a necessidade de políticas públicas eficazes para garantir um serviço público de qualidade. Nivaldo Fernando, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Aracaju (Sepuma), denunciou o sucateamento das atividades da administração municipal e a falta de estrutura para os servidores.

Carlos Pina enfatizou a importância de valorizar os médicos e garantir melhores condições de trabalho para os profissionais e uma saúde de qualidade para a população. Outros representantes sindicais ,como Lizandra Lima, Gilvania Ferreira, Lázaro Augusto, Igor Machado e muitos outros compartilharam suas preocupações e destacaram a necessidade de união e mobilização para proteger os direitos dos servidores públicos.

O Dia do Servidor Público é comemorado anualmente em 28 de outubro, “e essa Sessão Especial reforça a importância de reconhecer e valorizar o trabalho desses profissionais que desempenham um papel fundamental na sociedade. Como eu costumo falar: sem servidor público não há justiça social, por isso, além da Sessão, também fiz questão de homenagear alguns servidores pelos serviços prestados e por suas lutas em defesa do serviço público e do trabalhador”. Diz Isac.