Iran vai à Deso buscar solução para problemas do Portal do Sul

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 02/06/2017 07h50, última modificação 28/11/2017 11h19
Iran vai à Deso buscar solução para problemas do Portal do Sul

Assessoria do Parlamentar

O vereador Iran Barbosa (PT) esteve na tarde de quinta-feira, 1º, na Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), acompanhado de moradores do Conjunto Portal do Sul, localizado no Bairro Aeroporto, para levar ao diretor-presidente da estatal, Carlos Melo, demandas da comunidade.

Os moradores do Portal do Sul expuseram ao presidente da Deso um grave problema que eles vêm enfrentando com a rede de esgotos da localidade, inclusive com refluxo para dentro de suas residências. O problema, segundo os moradores, se agrava devido a falta de conclusão das obras do Canal Beira Mar, de responsabilidade da Prefeitura Municipal Aracaju (PMA), e da rede de esgotamento sanitário, de responsabilidade da Deso. “O tempo inteiro fica um jogo de empurra, entre a Emurb e a Deso, e não vemos a conclusão dessas obras. Queríamos que isso fosse superado e as obras concluídas, porque estamos sofrendo com o esgoto que volta para dentro das nossas casas”, apontou Eliedson Pinheiro, morador do Portal do Sul.

O presidente da Deso, Carlos Melo, explicou as dificuldades que a Companhia enfrenta para concluir aquela obra. A primeira, e a principal, é de ordem técnica. Segundo Melo, a drenagem naquela área é muito complexa e a empresa contratada não está dando conta. “Mas precisamos resolver aquilo ali. O problema é técnico, é de engenharia, e temos que resolver, porque é para isso que existe a engenharia. E nós vamos resolver”, afirmou.

A segunda dificuldade, de acordo com Melo, é justamente a obra do Canal Beira Mar. “Se a Emurb conseguisse concluir essa parte, que é dela, facilitaria muito a nossa parte, sem dúvida”, colocou.

Parte da Emurb

A partir de uma sugestão do Vereador Iran Barbosa, numa rápida ligação telefônica para o presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb), Antônio Sérgio Ferrari, o diretor-presidente da Deso, Carlos Melo, buscou informações atualizadas sobre a conclusão da obra do Canal Beira Mar no trecho do Portal do Sul.

Do outro lado da linha, Ferrari garantiu que a obra será retomada no mais curto espaço de tempo, pois o financiamento está garantido e um projeto revisado já foi entregue à Caixa Econômica Federal. Após o aval do banco, a Emurb procederá à contratação de uma nova empreiteira, que concluirá a obra.

Da parte da Deso, Carlos Melo garantiu que após o período das chuvas, possivelmente no mês de agosto, a Companhia retomará a sua parte na obra da rede de esgotamento sanitário. “São notícias promissoras para quem espera há muito tempo pela solução do problema. Vamos acompanhar os desdobramentos desta reunião e trabalhar para que essas obras, tão importantes para a comunidade, sejam concluídas e os problemas superados”, externou Iran Barbosa.

“Foi muito importante esta reunião, com a presença do Vereador Iran Barbosa, porque aí a gente vê as coisas se mexerem, abre os caminhos. Agora é esperar que as obras realmente andem e que a gente possa ver, finalmente, o Canal e a rede de esgoto sendo finalizados. Vamos ficar acompanhando de perto”, afirmou Eliedson Pinheiro.