Iran cobra efetividade da lei que obriga o ensino da Libras nas escolas de Aracaju

por George Washington Silva - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 23/09/2025 14h10, última modificação 23/09/2025 14h11
Iran cobra efetividade da lei que obriga o ensino da Libras nas escolas de Aracaju

Foto: Luanna Pinheiro

Neste 23 de setembro, celebra-se o Dia Internacional das Línguas de Sinais. Instituído em 2017 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a data é um marco para a representatividade e a inclusão da comunidade surda em todo o mundo.  

O vereador Iran Barbosa, do PSOL, aproveitou a ocasião para cobrar da gestão municipal o cumprimento da Lei Municipal nº 3.380/2006, que estabelece a obrigatoriedade da inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no currículo escolar da Rede Municipal de Ensino de Aracaju.   

“Já conversei com a secretária municipal de Educação, assim como já havia dialogado com outros secretários, sobre essa lei, que foi atualizada em 2020, tornando-se a Lei nº 5.332, numa iniciativa conjunta minha e do então vereador Lucas Aribé. Infelizmente, vemos que as iniciativas para a implementação do que a lei determina são ainda muito incipientes”, lamentou.   

O parlamentar explicou que, no diálogo com a secretária Edna Amorim, ela afirmou que a inclusão da Libras no currículo da rede municipal de ensino é uma preocupação sua e da equipe.  

“Neste sentido, quero reforçar, no Dia Internacional das Línguas de Sinais, essa reivindicação que fiz à secretária e rememorar que nós temos esse dispositivo legal em nosso município e precisamos assegurar a sua efetividade”, enfatizou o parlamentar.