Iran Barbosa recebe lideranças de grupos LGBTs e discute pautas de interesse do movimento

por George W. Silva, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 28/02/2018 09h15, última modificação 01/03/2018 00h48

Foto: Assessoria do parlamentar

O Vereador Iran Barbosa (PT)) recebeu, em seu gabinete, na tarde da última segunda-feira, 26, integrantes do movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT's), para tratar de assuntos de interesses desses grupos.

Na ocasião, participaram da reunião Marcelo Lima de Menezes, presidente da Associação de Defesa Homossexual de Sergipe – Adhones, acompanhado do diretor da entidade, Natanel dos Santos Almeida; e Ednalva da Silva Monteiro, presidente do Movimento de Lésbicas de Sergipe (MOLS).

Um dos pontos centrais da reunião foi a abertura do espaço do Parlamento Municipal da Capital para que os movimentos LGBT's possam expor as suas pautas e, também, debater temas que dialoguem com o conjunto dos vereadores e com aqueles que acompanham os trabalhos do Legislativo Municioal, onde serão destacados os problemas enfrentados pela comunidade LGBT em Sergipe.

Neste sentido, ficou acertada a realização de duas Sessões Especiais, na Câmara Municipal de Aracaju. A primeira, no dia 18 de maio, para debater sobre o “Dia de Combate à LGBTfobia” e a outra, no dia 03 de agosto, para tratar da “Abertura das Comemorações do Orgulho LGBT em Sergipe”, abordando o tema “Trajetória do Movimento LGBT de Sergipe”.

“Foi uma boa reunião, onde tivemos um bom diálogo no sentido de construirmos uma agenda de ações que possam dar mais visibilidade às lutas e às pautas do movimento LGBT de Aracaju e de Sergipe. O mandato que represento tem, entre suas prioridades, a defesa e promoção dos Direitos Humanos e a defesa dos interesses das minorias hegemônicas, de forma que esse é um papel que temos cumprido, com muito afinco, no Legislativo Municipal de Aracaju, dando encaminhamentos às reivindicações legítimas desses grupos”, explicou Iran Barbosa, acrescentando que o momento de avanço do conservadorismo pelo qual passeamos exige daqueles que têm compromisso com as lutas humanitárias mais ação e protagonismo.

Para Marcelo Lima, a reunião foi muito positivo e aproxima mandato e setores do movimento LGBT na defesa de políticas de interesses do movimento. “Vejo essa reunião como uma expressão natural de aproximação de agrupamentos de LGBTs em prol de uma proposta política séria e de continuidade da luta popular e democrática dentro do Parlamento, com alguém, como Iran, ético e que defende propostas avançadas, e sempre com muita responsabilidade social”, externou o presidente da Adhones.