Iran Barbosa propõe a criação do Dia Municipal do/a Atleta de Corrida de Rua

por George Washington Silva - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 28/03/2025 13h43, última modificação 28/03/2025 13h43
Iran Barbosa propõe a criação do Dia Municipal do/a Atleta de Corrida de Rua

Foto: Felipe Goettenauer/PMA

O vereador Iran Barbosa, do PSOL, está propondo a criação, no âmbito do município de Aracaju, do Dia Municipal do/a Atleta de Corrida de Rua, a ser comemorado anualmente em 25 de maio, inserindo essa data no Calendário Oficial de Eventos da capital. 

A escolha do dia 25 de maio se dá em homenagem ao praticante de corrida de rua Cláudio José Prata dos Santos, morto em um acidente automobilístico, em 2024. 

De acordo com o Projeto de Lei nº 129/2025, apresentado pelo parlamentar, o Dia Municipal do Atleta de Corrida de Rua tem como objetivos incentivar a prática da modalidade na cidade, divulgar sua história e importância para a saúde e estimular a formação de novas gerações de corredores. 

A proposta legislativa também sugere que a Câmara Municipal de Aracaju, especificamente, pode realizar atividades para homenagear os corredores e as corredoras de rua que se destacaram na prática esportiva ao longo do ano. 

“O nosso projeto, criando o Dia Municipal do Atleta e da Atleta de Corrida de Rua, é um reconhecimento, uma justa homenagem e, também, um incentivo a todos e todas que praticam essa bela modalidade esportiva pelas ruas da nossa cidade, levando o exemplo da importância da prática esportiva e do cuidado com o corpo, com a saúde e com a mente”, destacou o parlamentar. 

“É, também, uma justa homenagem a Seu Cláudio, como era carinhosamente conhecido o corredor Cláudio José Prata dos Santos, que tem uma marcante história de luta e superação de um câncer, e que encontrou, na corrida de rua, a força necessária para enfrentar e superar a doença, tendo participado de várias competições e até ganhado algumas. Infelizmente, em um trágico acidente automobilístico, em 25 de maio de 2024, Seu Cláudio veio a falecer, mas sua lembrança seguirá forte entre nós, especialmente com a aprovação e sanção desse Projeto de Lei”, afirmou Iran Barbosa.