Intermediada por Elber, reunião com Fenen-SE e CRO/SE trata de vetos com o presidente Ricardo Vasconcelos
Nesta quarta-feira, 12, um encontro na Câmara Municipal de Aracaju (CMA) reuniu duas instituições envolvidas nos vetos recentes da prefeita Emília Corrêa (PL). Intermediada pelo vereador Elber Batalha (PSB), a ocasião contou com a presença da Federação dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado de Sergipe (Fenen-SE) e do Conselho Regional de Odontologia, seccional Sergipe (CRO/SE), que foram recebidos pelo presidente Ricardo Vasconcelos (PSD) e outros vereadores presentes.
No início do ano, Elber já havia participado de uma audiência com a prefeita para tratar do veto a dois projetos de sua autoria: um sobre justiça fiscal para os profissionais da odontologia e outro sobre a mudança de tributação das escolas particulares da capital, este último criado em parceria com Emília Corrêa quando ela ainda era vereadora.
As duas categorias marcaram presença para destacar as problemáticas enfrentadas. Representando a odontologia, a presidente do conselho, Ana Tereza, explicou as dificuldades dos profissionais na cidade. “Nós precisamos pagar uma taxa a cada consultório. Algumas pessoas estão começando ou atendem em vários lugares e precisam pagar novamente para a vigilância sanitária. É necessário chegar a um consenso para que sejamos realmente ouvidos e entendidos”, afirmou.
Já no setor da educação, a pauta gira em torno da inadimplência dos pais dos alunos em relação às mensalidades, que muitas vezes só são pagas no final do ano, enquanto os impostos precisam ser quitados mensalmente ao município. Sebastião Filho, presidente da Fenen-SE, ressaltou que está cada vez mais difícil oferecer uma escola de qualidade nos dias atuais. “A nossa concorrência já é desleal em alguns momentos, e somos um dos setores que pagam impostos mais altos, mesmo muitas vezes não recebendo, naquele mês, o valor referente a todos os alunos que atendemos. Já estamos há anos falando sobre isso, e o vereador Elber nos ouviu na época, trazendo essa pauta mais uma vez. No ano passado, o projeto foi aprovado aqui, inclusive com o apoio da atual prefeita, mas foi vetado”, explicou.
O presidente Ricardo Vasconcelos ouviu as demandas e garantiu que os vetos serão votados. “A votação acontecerá ainda neste mês de fevereiro. Entendo todos os relatos e garanto a autonomia da Câmara atualmente para tomar suas decisões”, declarou.
Na oportunidade, Elber reforçou seu apoio às causas dos dois grupos. “Os assuntos são importantes e merecem um olhar minucioso depois de tanto tempo buscando solução para tudo isso. Nós vamos trabalhar para derrubar esses vetos em defesa desses direitos e dessas categorias”, comentou.
Participaram ainda os vereadores Joaquim da Janelinha (PDT), Pastor Diego (União Brasil), Sávio de Vardo (PODE) e o líder da situação na CMA, Isaac Silveira (União Brasil).