Grande Expediente reúne debates sobre políticas sociais, saúde e desenvolvimento econômico
O grande expediente desta quarta-feira (11/02) teve início com o vereador Professor Iran Barbosa (PSOL). O parlamentar retomou o tema que envolveu a remoção de pessoas em situação de rua do centro de Aracaju, no dia 05 de fevereiro. Iran demonstrou preocupação diante dessa situação e destacou que existe um Comitê voltado ao tema que está solicitando uma reunião ampliada para o debate desse tema. O parlamentar destacou que é importante garantir uma infraestrutura que garanta a dignidade para essas pessoas e cumpra a legislação.
“Precisamos ouvir e compreender a realidade social dessas pessoas, não podemos determinar quem fica ou não nas ruas, isso é autoritário. Precisamos acolher e garantir a efetividade das políticas. É possível que Aracaju tenha um plano de atendimento, pois o número que temos aqui nos permite isso”, disse. O parlamentar também cobrou a respeito da lei que reduzisse de 65 para 60 anos a gratuidade para pessoas idosas no transporte público. Segundo o parlamentar, a lei nº 5.020/2018 garante esse direito, mas isso não tem sido cumprido.
A vereadora Sônia Meire (PSOL) foi a próxima oradora do grande expediente. Ele iniciou seu discurso apontando questões ligadas à área da saúde. “Quando eu fui, em maio, no Fernando Franco, recebemos a denúncia da falta de ar-condicionado. Fizemos a denúncia e nos informaram que em 1 mês, eles seriam colocados. Porém, até hoje, os ar-condicionados não foram colocados”, disse.
A vereadora também apontou que existem aparelhos quebrados e que na urgência pediátrica um ar-condicionado começou a ter problemas liberando fumaça. Segundo Sônia, um dos motivos dessas problemáticas se dá por conta da terceirização desses serviços. “Tenho recebido denúncias do atraso de pagamentos, inclusive, de médicos estatutários. Essa é uma falha da gestão com os efetivos”. A vereadora também apontou que diversas contratações com Organizações Sociais (OS) são marcadas por ausência de chamamento público e nem um estudo prévio sobre a contratação da organização. Sonia destacou que existem diversos estados que têm suspendido o contrato com uma organização de saúde, que atualmente presta serviços no município de Aracaju.
O presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), também ocupou a tribuna e explicou que existem diversos requerimentos para direito de lavra para o direito à exploração do subsolo de Sergipe travadas na Agência Nacional de Mineração. “Isso tem deixado de gerar emprego e renda. Quero pedir aos nossos deputados federais e senadores para pressionarem a Agência, para que eles possam trabalhar”, disse. O presidente também parabenizou as categorias pela sua organização, que rendeu na valorização salarial dos servidores. Outro ponto abordado pelo parlamentar diz respeito às obras preventivas na drenagem da cidade e parabenizou a prefeitura por isso.
O parlamentar também lamentou o fato ocorrido na manhã da terça-feira (10), em que três pessoas da mesma família foram mortas a facadas, no bairro Santos Dumont, Zona Norte de Aracaju. O parlamentar cobrou também que sejam realizadas obras de manutenção na orla. Por fim, Ricardo reforçou que não disse ser contrário à contratação de artistas nacionais, mas que, não defende a contratação de valores tão elevados, pela situação financeira do município.
O vereador Rodrigo Fontes (PSB) também ocupou a tribuna. Ele iniciou o seu discurso parabenizando o vereador Anderson de Tuca pelo bloco Saudoso Tuca e também pela realização do Galo do Augusto Franco. O parlamentar também parabenizou o governo de Sergipe e reforçou que em breve haverá duas grandes obras: a segunda ponte na Barra dos Coqueiros e a Adutora do Leite. O parlamentar também rebateu o discurso sobre as Organizações de Saúde e demonstrou apoio a elas. “A nossa saúde hoje é motivo de orgulho. São 05 unidades básicas de saúde que serão entregues e por isso, não vou criticar o que não deve ser politizado”, defendeu.
O último orador do grande expediente foi o vereador foi Sgt. Byron - Estrelas do Mar (MDB). Ele iniciou sua fala parabenizando o Clube do Sergipe por ter garantido uma vaga para a semifinal do campeonato sergipano. O vereador também exibiu um vídeo mostrando sobre algumas problemáticas com o lixo e das enchentes em zona de manguezal. “As pessoas da area da Coroa do Meio estão muito preocupadas com as chuvas que estão por vir. Desde 2024, estou solicitando a desobstrução dos canais de drenagem e peço para que providências urgentes sejam tomadas para que a população não sofra”, cobrou. Por fim, Byron também celebrou a entrega de placas de tatame para a Federação Sergipana de Jiu Jitsu e também comemorou a realização do bloco Saudoso Tuca.