Grande Expediente é marcado por valorização dos ambulantes, divisão territorial e celebração ao Dia dos Professores
O Grande Expediente desta quarta-feira (15/10), realizado durante a 87ª Sessão Ordinária, foi um espaço de discussão sobre a reunião entre os ambulantes e a Prefeitura, a divisão territorial entre Aracaju e São Cristóvão, assim como a valorização dos professores. Cada vereador teve 15 minutos na tribuna.
A primeira oradora do Grande Expediente foi a vereadora Professora Sônia Meire (PSOL). Ela iniciou seu discurso mostrando uma foto da comunidade extrativista da mangaba, em que aparecem a prefeita Emília e lideranças, no mês de março. “Desde então, a comunidade tem lutado para que seja revogado o decreto feito na gestão anterior, que não reconhecia a comunidade, e que a prefeita elaborasse um novo decreto. Até hoje, nada foi feito”, cobrou. A vereadora destacou que essa é a única reserva extrativista urbana.
Sônia também destacou a realização de uma reunião na Prefeitura com os vereadores. O objetivo da reunião foi discutir a questão dos ambulantes. A parlamentar ressaltou que é fundamental que as pessoas tenham tempo para fazer esse deslocamento. A vereadora Sônia também defendeu a realização de uma consulta pública sobre a temática que envolve a divisão territorial entre Aracaju e São Cristóvão. A parlamentar finalizou seu discurso parabenizando os professores. “Nenhum profissional consegue avançar sem a participação ativa dos professores e professoras”, reforçou.
A vereadora Selma França (PSD) iniciou seu discurso parabenizando todos os professores de Sergipe. A parlamentar também comentou que “pela primeira vez, os ambulantes foram recebidos pela prefeita e secretários. E, por coincidência, foi aprovado um projeto de lei, de minha autoria, que alterou uma legislação e criou a semana de destaque para o ambulante”, reforçou Selma. A parlamentar parabenizou a prefeita Emília Corrêa por receber a comunidade.
O vereador Sgt. Byron – Estrelas do Mar (MDB) também ocupou a tribuna para comentar sobre sua participação na sessão realizada na Alese para discutir a divisão territorial entre Aracaju e São Cristóvão. “A população deve ter a escolha de decidir em que área territorial deve estar, e, por isso, o plebiscito é importante”, reforçou. Byron também celebrou a entrega do título de Cidadania Aracajuana às ginastas da seleção brasileira.
O parlamentar também celebrou a assinatura da ordem de serviço para a primeira residência inclusiva em Aracaju. “Sabemos que muitas pessoas com deficiência, ao completarem a maioridade, ficam desassistidas. Dessa forma, essa ação será muito importante. Parabenizo a prefeita Emília e o senador Alessandro pela liberação de emendas”, disse. Byron também destacou a ampliação de uma unidade básica no bairro Atalaia e a mobilização dos parlamentares para a construção do projeto de uma praça próxima ao local.
O vereador Soneca (PSD) também iniciou seu discurso parabenizando os professores. Posteriormente, Soneca parabenizou o governador Fábio Mitidieri pela Vila da Criança, na Orla da Atalaia. O parlamentar também parabenizou a prefeita Emília Corrêa por receber os ambulantes na Prefeitura. “A prefeita acertou em ouvi-los, isso é dar dignidade às pessoas. Fiquei muito feliz, pois há anos nunca vi uma reunião com os ambulantes. O local novo trará dignidade, como, simplesmente, poder usar o banheiro”, reforçou.
O vereador Anderson de Tuca (União) foi o último orador do Grande Expediente e abordou diversos assuntos. Primeiro, Tuca iniciou seu discurso celebrando a revitalização do Parque da Sementeira e a criação de um campo voltado ao futebol feminino. O parlamentar também parabenizou a audiência pública promovida pelo vereador Camilo Daniel a respeito dos ambulantes. “Foi a partir disso que pudemos dar andamento e sugestões. É fundamental trazer dignidade a esses trabalhadores e acredito que os vereadores destinarão emendas impositivas para revitalizar a área e oferecer um espaço digno para os ambulantes trabalharem”, disse.