Gestão Estratégica, Crescimento Econômico Sustentável e Inovação são temas do eixo 3 do PPA
O Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 do Município de Aracaju tem como um de seus pilares o Eixo 3 (Gestão Estratégica, Crescimento Econômico Sustentável e Inovação), diretriz voltada ao fortalecimento da administração pública, à geração de emprego, ao estímulo da economia local e à promoção de um desenvolvimento pautado na inovação e na sustentabilidade.
O eixo norteia políticas públicas e programas destinados a consolidar uma gestão eficiente, moderna e transparente, comprometida com o uso responsável dos recursos públicos e com a entrega de resultados que melhorem a qualidade de vida dos munícipes aracajuanos.
Inovação e Geração de Oportunidades
Entre as iniciativas previstas estão:
• Programa Jovem Aprendiz Municipal – formação e experiência profissional para jovens aracajuanos;
• MEI que Sabe – capacitação e acompanhamento de microempreendedores individuais;
• Primeiro Emprego Municipal – incentivo à inserção de jovens no mercado de trabalho;
• Reforma das Unidades de Qualificação Profissional (UQPs) – modernização dos espaços de ensino técnico;
• Procon Ajuda – Saia do Vermelho – programa de educação financeira e renegociação de dívidas.
Investimentos no Legislativo
O Eixo 3 também contempla investimentos na área legislativa, totalizando R$ 439,7 milhões no período de 2026 a 2029. Desse montante, R$ 6,49 milhões serão destinados à construção da nova sede da Câmara Municipal de Aracaju, enquanto o restante dos recursos será aplicado em gestão administrativa e operacional, na Câmara Itinerante e no projeto Ambiente+, que incentiva práticas sustentáveis e a eficiência na administração pública.
Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU)
Entre as ações estruturantes do Eixo 3, está prevista a atualização do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU), documento essencial para o planejamento e o ordenamento territorial da capital. O plano tem como objetivo orientar o crescimento físico, econômico e social de Aracaju, garantindo que o desenvolvimento urbano aconteça de forma sustentável, equilibrada e inclusiva. Ele define diretrizes para o uso e ocupação do solo, habitação, mobilidade urbana, infraestrutura, meio ambiente e justiça social, promovendo a integração das políticas públicas e o aprimoramento da qualidade de vida dos aracajuanos.
A atualização do PDDU será especialmente importante, já que o atual documento está em vigor há cerca de 20 anos, e a revisão permitirá adequar o planejamento urbano às transformações da cidade, bem como às novas demandas e necessidades da população.