Foliões elogiam estrutura do Carnaval do Inácio Barbosa

por André Carvalho, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 05/02/2018 10h15, última modificação 06/02/2018 01h49
Foliões elogiam estrutura do Carnaval do Inácio Barbosa

Foto: Gilton Rosas

Alegria e agitação marcaram no sábado, 3, durante a comemoração do carnaval do bairro Inácio Barbosa. Este ano, a festa foi viabilizada pelo vereador Thiaguinho Batalha (PMB) que lançou o Bloquinho em Ação prezando pela valorização da cultura local, assim como a renovação da tradição dos carnavais de rua que tanto marcam a história da comunidade.

O Bloquinho em Ação teve início às 16 horas e de imediato era possível ver foliões de todas as idades brincando carnaval. A organização e a estrutura foram ovacionadas pela população, assim como o policiamento não ficou de fora dos elogios.  Para a autônoma, Michelena Nascimento, que participou da festa com a sua filha de colo, a tranquilidade é um fator essencial para a popularidade da festa. "Eu sempre acompanho os carnavais e percebi que esse ano tem muito mais policiamento. É uma oportunidade muito boa para nós que moramos aqui na localidade, poder participar de uma festa tranquila, com segurança e conforto", avaliou.

Segundo a universitária Ananda Marieta, a segurança influencia bastante na hora de curtir o carnaval. "A questão de segurança é bastante importante. A gente percebe vários policiais, coisa que não vi em outros eventos que participei. Como moradora, eu acho a ação essencial porque às vezes a gente quer sair, mas não tem oportunidade, então, o carnaval é muito importante para a integração das pessoas, é onde a gente conhece pessoas novas, grupos distintos", disse.

O Bloquinho em Ação foi puxado pela banda Banana Nativa, que contagiou a multidão com bastante entusiasmo e energia positiva. O jornalista Daniel Resende elogiou a magnitude do evento e reconhece a importância do apoio ao entretenimento local. "É fantástico a gente observar vários botecos vendendo bastante e ambulantes que estão comercializando. A programação musical também está fantástica. Essa iniciativa do vereador contribui muito para a localidade. Aqui a gente vê que é uma atração cultural, um evento cultural que está enraizado já no bairro e é importante que mais pessoas públicas invistam dessa forma como o vereador", pontuou.

Para o casal de foliões Sulamita Chagas e Jackson Andrade, eventos deste porte e com tamanho período de atividade devem, sim, ter um maior envolvimento do poder público. "A atitude do vereador Thiaguinho de influenciar a cultura e tudo que venha no sentido de favorecer o comércio, o desenvolvimento e trazer frutos para a comunidade, é muito importante. Uma visão que eu acho que deve ser explorada", declarou Jackson.

Realização:

Após ouvir pedidos dos moradores e comerciantes locais, o vereador prontamente buscou atender as solicitações, colocando-se como interlocutor entre a população e o poder executivo, viabilizando a documentação necessária e intermediando a logística através do apoio de órgãos como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Polícia Militar e a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

Thiaguinho comemorou o sucesso da festa. “Acho que a maior alegria é ver o povo feliz. Poder ser um instrumento entre a população e os órgãos executivos municipais, e até do governo, como a Polícia Militar, para que uma cultura carnavalesca não morresse, é de suma importância para mim”, comentou.

O parlamentar lembrou da importância de se inserir a festa no calendário de eventos da cidade. “O carnaval não é do vereador Thiaguinho Batalha, é do bairro Inácio Barbosa. Então para manter a tradição, nós idealizamos um projeto de lei que estabelece que todo sábado antes do Carnaval nós teremos os bloquinhos do Inácio no calendário municipal de eventos de Aracaju”, concluiu.