Fábio Meireles (PDT) aponta que decreto do transporte público não está sendo cumprido em Aracaju
O vereador Fábio Meireles (PDT) apontou que o Decreto 8.042/2025 não está sendo cumprido no transporte público municipal. O parlamentar trouxe o tema para a Tribuna da Câmara de Aracaju, nesta quinta-feira, 26, comunicando aos colegas parlamentares.
Fábio Meireles leu o decreto que diz: o Decreto nº 8.042/2025 não prorroga prazos para as empresas se adequarem, mas estabelece um período de transição de 30 dias. A principal mudança é a proibição de circulação de ônibus com mais de 12 anos (a combustão) e 15 anos (elétricos). A empresa que não atender às novas regras está fora.
“Quero dizer com todo respeito que eu tenho a prefeita Emília Corrêa, que o decreto da prefeita não é verdade”, atentou.
O vereador mostrou imagens de ônibus que estão circulando na capital sergipana com 15 ou 16 anos. “Então o decreto não tem função alguma, apaga esse decreto, porque não está sendo cumprido”, ironizou Fábio.
O vereador mostrou ainda a imagem de um ônibus que pegou fogo, o fato aconteceu na Avenida Euclides Figueiredo, em Aracaju, próximo a um posto de combustíveis, no Bairro Soledade, na capital. A informação foi confirmada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp). Não houve feridos.
Novos ônibus
Na Tribuna, o vereador Lúcio Flávio (PL) informou que a partir desta sexta-feira, dia 27 de junho, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa entregará 15 novos ônibus 100% elétricos que serão incorporados ao sistema de transporte coletivo municipal.
O vereador Fábio Meireles perguntou ao vereador Lúcio Flávio quando os novos ônibus estarão à disposição, já que é uma expectativa da população. O vereador Lúcio Flávio respondeu que a prefeita fará o anúncio na cerimônia de entrega de novos ônibus que acontecerá nesta sexta-feira, às 07h, no Estacionamento atrás do Mercado Municipal, no centro de Aracaju.