Estudantes selecionados no Parlamento Jovem Brasileiro visitam a Câmara
Na manhã desta segunda-feira, 20, os estudantes selecionados no projeto Parlamento Jovem Brasileiro visitaram todos os setores da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) para conhecer como funcionam os trabalhos legislativos. O objetivo da visita é fazer com que os alunos estejam preparados para a vivência de atuação dos legisladores e na próxima quarta-feira, 22, os estudantes irão apresentar no Plenário da Câmara os seus Projetos de Lei para os vereadores.
Durante a visita, os vereadores Seu Marcos (PHS) e Carlito Alves (PRB) acompanharam os estudantes que tiraram algumas dúvidas com relação ao trabalho e atuação dos vereadores. Para Seu Marcos, é importante que a Câmara apoie essa iniciativa. “Parabenizo os estudantes que irão representar Sergipe e toda a equipe da Câmara por incentivar esses projetos que nos orgulham. Os jovens precisam se inserir nas questões sociais da nossa cidade e é um orgulho para mim ser padrinho do projeto que fala sobre moradia, que é uma defesa minha como vereador”, destacou.
“Os jovens saem daqui conscientes sobre o papel do vereador. Com essas iniciativas, podemos preparar esses jovens para serem futuros políticos, uma vez que eles já estão interessados em aprender como trabalham os legisladores. Isso só faz crescer os jovens politicamente que podem amanhã ser o futuro representativo não só do nosso estado, mas da nossa nação”, disse Carlito Alves.
Foram selecionados quatro jovens para representar Sergipe na Câmara dos Deputados com apresentação de Projetos de Lei criados pelos estudantes. O estudante do Colégio Estadual Tobias Barreto, Wagner dos Santos Almeida, foi classificado em 1º lugar e será o representante de Sergipe a apresentar seu projeto em Brasília. Sobre a visita à Câmara de Aracaju, o estudante destacou a importância de ter uma simulação do que ele irá vivenciar em Brasília. “Hoje tive a oportunidade de ter uma noção ampla dos trabalhos legislativos para que eu possa exercer plenamente minha representação na Câmara dos Deputados. O meu projeto tem o objetivo de resolver a questão dos esgotos e visando essa temática, eu desenvolvi um projeto de relevância nacional para incentivar a construção de usina que geram biogás a partir do lodo do esgoto, para tratar assim problemas de saúde pública, meio ambiente e geração de energia”, explicou o estudante classificado.
O segundo colocado foi o estudante do Colégio Máster, Eduardo Angelus Gomes de Almeida, com o Projeto de Lei que dispõe da cessão e direcionamento de veículos apreendidos com drogas e contrabando para o uso efetivo em Aeroclubes, Capitania dos Portos, hospitais, repartições, forças armadas e policiais.
Laura Carolina Mecenas de Carvalho, estudante do Colégio de Aplicação da UFS, foi selecionada em terceiro lugar e destacou que não conhecia muito a função e os trabalhos dos vereadores. “Saio dessa visita com uma visão ampla sobre o funcionamento desta Casa e também sobre o trabalho dos vereadores. Eu me interesso bastante em entrar na vida política e o meu Projeto diz respeito ao trabalho informal e a precarização do trabalho com o objetivo de proporcionar cursos de qualificação em diversas áreas para melhor oportunidade de ingresso no mercado de trabalho e melhorar também a vida de trabalhadores informais, que muitas vezes não tiveram educação e qualificação”, esclareceu.
O quarto projeto aprovado foi do estudante do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Luis Heitor Saldanha, e diz respeito sobre o direito a moradia e cursos de qualificação profissional para populações de baixa renda. “Achei muito legal essa visita para termos noção do que realmente os vereadores fazem. Estamos aqui vivenciando de fato e estamos tendo mais transparência sobre as funções do legislativo”, pontuou o estudante.
Também acompanharam os estudantes na visita o assessor dos trabalhos legislativos da Câmara de Aracaju, Elias Aureliano; a secretária da Escola do Legislativo da Câmara de Aracaju, Maria Agda; a coordenadora administrativa da Escola do Legislativo da Câmara, Isla Suelem; a coordenadora do Programa Parlamento Jovem Brasileiro em Sergipe, Célia Gil e o chefe do Cerimonial da CMA, Lupércio Santos.
Confira mais fotos aqui