Escola do Legislativo retoma Projeto Conhecendo o Parlamento

por Agência Câmara Aracaju — publicado 28/09/2021 11h23, última modificação 28/09/2021 11h23
Escola do Legislativo retoma Projeto Conhecendo o Parlamento

Foto: Gilton Rosas

A Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima retomou nesta terça-feira, 28, de forma presencial o Projeto Conhecendo o Parlamento. Cerca de 30 alunos da Escola Gonçalo Rollemberg estiveram na escola para acompanhar uma palestra sobre representatividade política, sistema democrático e das três vertentes dos três poderes do estado.

De acordo com o Diretor da Escola, Vander Costa, a Escola do Legislativo criou o projeto para proporcionar aos jovens interação com a Câmara Municipal, principalmente das comunidades carentes das escolas públicas. “A nossa intenção é trazer a comunidade aracajuana para a Câmara, uma vez que a gente oferece palestras teóricas e depois a parte prática”, explicou. Sobre a parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Vander disse que o órgão observou a seriedade do projeto e se inseriu nesse cenário. “O TRE trouxe urna eletrônica para que fizesse parte da dinâmica da escolha do vereador e prefeito do futuro”, pontuou.

Ao fazer a abertura do projeto, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), Nitinho, agradeceu a parceria do TRE com a Escola do Legislativo e parabenizou a continuação do projeto. “É um trabalho que vem sendo realizado ao longo de cinco anos e é concentrado nas escolas do município para conhecer um pouco do Poder Legislativo”, disse.

Também presente nesse retorno, o superintendente de Relações Institucionais, Jorginho Araujo, ressaltou que é mais uma ação importante da Escola do Legislativo. “Com o arrefecimento da pandemia e seguindo todos os protocolos de segurança retomam o projeto Conhecendo o Parlamento recebendo alunos de uma escola pública estadual, aproximando os alunos do parlamento municipal fazendo com o que conheçam um pouco mais de forma superficial o funcionamento do Poder legislativo municipal e trazendo noções da democracia e da cidadania com a parceria do TRE”, ressaltou.

TRE

Segundo o assessor de comunicação do TRE, André Frossard, a iniciativa da Escola do Legislativo vem ao encontro da iniciativa do órgão. “Nós temos um projeto Eleitor do Futuro que ensina aos jovens, futuros eleitores noções básicas de cidadania, democracia e tratando da importância do voto e com certeza essa relação trará bons frutos”, disse.

Alunos

Representando os alunos da escola, Luna Monteiro considerou importante esse tipo de conhecimento sobre os poderes e a democracia. “Acho importante ter essa pequena aula sobre como funciona e como funciona o começo de tudo e de como se transformou”, afirmou.