Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de oratória para Jovem Senador

por Agência Câmara Aracaju — publicado 14/06/2022 09h16, última modificação 14/06/2022 09h16
Escola do Legislativo da Câmara realiza curso de oratória para Jovem Senador

Foto: China Tom

A Escola do Legislativo Professora Neuzice Barreto de Lima da Câmara Municipal de Aracaju realizou na última segunda-feira, 13, um curso de oratória para o estudante Cauã Carvalho de Oliveira, representante de Sergipe no programa Jovem Senador, realizado pelo Senado Federal.

O estudante teve sua redação classificada na seletiva Sergipe e agora irá para Brasília, no período de 27 de junho a 1° de julho, apresentar sua ideia no Congresso Federal, onde concorrerá com outros representantes de todas as capitais do país, além do Distrito Federal. O curso visa preparar Cauã para esta etapa final.

O diretor da Escola do Legislativo, Vander Costa, ministrou o curso para o estudante. “A Escola do Legislativo, seguindo na parceria do programa Jovem Senador, ministrou o curso de oratória para o aluno Cauã, que irá nos representar em Brasília, trazendo para ele todas as ferramentas necessárias para que possa falar bem, ter uma boa dicção, uma postura elegante e assim representar de uma forma bonita, efetiva e convincente o nosso Estado em Brasília”.

O estudante do 2ª ano do ensino médio, Cauã Carvalho de Oliveira, comentou da expectativa do programa. “Está sendo uma expectativa relativamente alta, porque nunca participei disso antes em minha vida, então é algo inovador e espero conhecer e aprender bastante coisas. O curso foi muito bom, porque oratória é muito importante para o que irei fazer. Terei que discutir dentro do Senado e o curso me deu os elementos necessários”.

A coordenadora estadual do programa Jovem Senador, Nádia Cardoso, falou como foi a escolha do representante de cada estado. “Tudo começa com a abertura do concurso de redação, com temas que trata de questões de conhecimento de cidadão, usando as mesmas técnicas do Enem. As escolas fazem suas seleções internas, a Seduc faz a seleção estadual e escolhemos as três melhores, onde encaminhamos para a coordenação nacional para fazer a classificação”.

Jovem Senador

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa do Senado Federal em parceria com o MEC (Ministério da Educação), Consed (Conselho Nacional dos Secretários de Educação), e conta com o apoio das secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Na oportunidade, os estudantes terão a oportunidade de participar da construção de um projeto de lei e voltar no Plenário do Senado Federal.