Emília promove Sessão Especial ao Dia da Defensoria Pública

por Andrea Lima, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/05/2017 16h05, última modificação 23/11/2017 15h13
Emília promove Sessão Especial ao Dia da Defensoria Pública

Gilton Rosas

Nessa sexta-feira, 19, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA), realizou uma sessão especial de iniciativa da defensora pública e vereadora, Emília Corrêa (PEN), em homenagem ao Dia da Defensoria Pública. O evento contou com a presença de membros da instituição e da população aracajuana.

Para o defensor-geral, Jesus Jairo Almeida Lacerda, a sessão especial foi muito importante, para demonstrar aos parlamentares um pouco da atuação da Defensoria junto aos mais carentes. “A CMA é a casa do povo, assim como a Defensoria Pública é uma extensão da casa das pessoas. As duas instituições devem estar irmanadas em favor da população. A presença de dois membros como Vereadores de Aracaju, com poder de mobilização e super atuantes, representa verdadeiramente que a voz do povo está no legislativo municipal. São Defensores que levam a bandeira da instituição por onde passam, por isso a importância da presença deles no parlamento”, destacou Jesus Jairo.

Segundo o presidente da Associação dos Defensores Públicos de Sergipe (ADPESE), Ermelino Siqueira, a defensora pública Dra. Emília Corrêa é um start da Defensoria Pública, suas atividades funcionais são reconhecidamente importantes para a instituição e por toda comunidade do Estado. “Depois de alguns anos atuando no 2° Tribunal do Júri da capital, a atuação de Emilia se expandiu além das suas próprias competências funcionais enquanto operadora do direito. O seu ingresso no sistema de comunicação (rádio e TV), fez com que a própria sociedade aracajuana, e não apenas os assistidos da 8° Vara Criminal, conhecessem mais da dedicação de décadas de Emilia aos mais carentes.A sessão além de consagrar o papel de liderança da Dra. Emília nos serviços de assistência gratuita no Estado, narrou um pouco da sua personalidade inquieta em relação às injustiças sociais”, afirmou Ermelino.

De acordo com Deputado Estadual, Georgeo Passos (PTC), os defensores públicos são uma classe que merece. por seu trabalho, estrutura e quantitativo suficientes para garantir a assistência jurídica aos cidadãos sergipanos que dela necessitam. “A Defensoria Pública merece todas as congratulações da população sergipana. Dra. Emília Corrêa, com essa iniciativa, marca a data demonstrando a importância para o acesso à justiça. Esperamos que os defensores sejam mais valorizados; que essa não seja apenas um data festiva, mas de reflexão por parte dos governantes para que possam melhorar as condições de trabalho, e acima de tudo, ampliar o número de defensores públicos”, pontou Georgeo.

Na oportunidade, o psicólogo, Jorge Barbosa, destacou que alguns defensores exercem suas funções em momentos críticos e que, pacientemente dialogando com as pessoas, chegam a um denominador comum, evitando assim que miras ações deságüem no Judiciário. “Tenho a honra de conhecê-la pessoalmente. Dra. Emília Corrêa; Conheço seu trabalho no dia a dia; sinto-me engrandecido com esse companheirismo. A câmara de vereadores cheira o povo, quem não gosta de gente não deve entrar nessas profissões, nas quais é preciso sentir o cheiro do povo.

E, por fim, a defensora pública, Emília Corrêa; disse da notória importância da Defensoria Pública para as camadas mais humildes da população, e da importância do Estado garantir assistência jurídica e gratuita as pessoas com insuficiência de recursos. “O objetivo da Defensoria Pública é garantir o acesso das pessoas à justiça. Precisamos aplicar o direito no caso concreto. Abraçar os princípios constitucionais da ampla defesa e do contraditório. Assegurar as pessoas à oportunidade de demonstrar suas razões e o seu direito. O Estado, por sua vez deve promover o direito das pessoas a terem acesso à Justiça, ampliando o quantitativo de Defensores, contribuindo assim para melhorias sociais”, concluiu.