Em Pequeno Expediente, parlamentares debatem sobre fiscalização e posicionamentos políticos
Nesta quinta-feira (11/09), o Pequeno Expediente da 74ª Sessão Plenária da Câmara Municipal de Aracaju foi pautado pelos discursos dos vereadores sobre fiscalizações, denúncias, homenagens e posicionamentos políticos. Cada parlamentar que subiu à tribuna teve até cinco minutos de fala.
A vereadora Selma França (PSD) foi a primeira a utilizar o pequeno expediente para comentar um serviço realizado pela Iguá Sergipe, no bairro Santa Maria, a partir de sua reivindicação. O serviço se refere a um buraco que foi fechado pela Iguá, após a realização de uma atividade. “Nossa função é fiscalizar e agradeço à Iguá por hoje estar cumprindo o seu dever e dando dignidade às pessoas. Espero que a população acredite no trabalho do vereador”, disse.
O vereador Alex Melo (PRD) iniciou seu discurso parabenizando o evento no Gonzagão voltado à saúde mental dos jovens. “Vemos que depois da pandemia, a depressão e a ansiedade aumentaram. E a atuação do grupo HELP vem com essa finalidade: contribuir para a melhora desses jovens”, disse. Alex Melo também realizou uma visita à Secretaria SERMULHER, da Prefeitura de Aracaju, com o objetivo de colaborar na criação de projetos de lei voltados à defesa da mulher.
O vereador Binho (Podemos) subiu à tribuna para realizar uma denúncia sobre a falta de energia em uma rua do Conjunto Almirante Tamandaré. Segundo o vereador, a rua está sem energia há mais de 15 dias, pois as lâmpadas dos postes estão queimadas. “Iremos buscar os responsáveis, seja na Energisa ou na prefeitura.” Binho também apontou a falta de sinalização na avenida Santa Gleide e relatou visitas à SMTT para cobrar mudanças. “Já temos visto algumas mudanças, como faixa de pedestre no local. Porém, cobramos também uma sinalização na ciclovia”, apontou.
O vereador Lúcio Flávio (PL) iniciou sua fala lamentando a morte do ativista conservador, aliado a Trump, assassinado em uma universidade nos EUA. Lúcio repudiou a ação e disse que é importante que a direita repense esses ataques, com a possibilidade de discussão sobre instrumentos que possibilitem a legítima defesa. O vereador, que também é membro da CPI da SMTT, parabenizou o presidente da Comissão, Sgt. Byron, pelo termo de parceria firmado com o Tribunal de Contas, com a finalidade de garantir a transparência. Lúcio Flávio também parabenizou o ministro do STF, Luiz Fux, pelo voto contrário à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro e seus aliados.
O vereador Marcel Azevedo (PSB) iniciou sua fala parabenizando os aprovados no Concurso Público da Saúde. Marcel também aproveitou para convidar a população a participar da audiência pública que ocorrerá nesta sexta-feira (12/09), às 9h, com o objetivo de discutir a necessidade de combater fraudes nas cooperativas de saúde.
O vereador Miltinho Dantas (PSD) subiu à tribuna para comentar a respeito da entrega de título a Angélica Silva Rocha, arquiteta responsável pelo projeto da Orlinha Pôr do Sol, na Praia Formosa, assim como na Colina do Santo Antônio. Também houve a entrega de título para a escritora de 91 anos, Maria Zélia Silva Rocha, pela sua contribuição à cultura sergipana. Miltinho também parabenizou a aracajuana Eliatriz Almeida, uma treinadora de futebol que foi convocada para a seleção brasileira.
Por fim, o vice-presidente da Casa parlamentar, vereador Pastor Diego (União Brasil), apontou críticas ao seu projeto de lei que permite a realização de intervalo religioso nas escolas da cidade. “Bastou a prefeita sancionar o projeto para começar uma histeria nas redes sociais”, argumentou. O vereador destacou ainda um artigo publicado por um professor da Universidade Federal de Sergipe, em um veículo de comunicação independente do estado, que criticava o projeto. “Registro minha indignação e sinto que há um preconceito pelo fato de o projeto ter sido feito por um pastor”, disse. Diego também reforçou que esse projeto tem como objetivo a liberdade religiosa.