Em meio a pandemia Eduardo Lima incentiva qualificação profissional

por Valéria Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/04/2021 11h28, última modificação 09/04/2021 11h28
Em meio a pandemia Eduardo Lima incentiva qualificação profissional

Foto: Assessoria de Imprensa

Foi um momento bastante aguardado por 16 famílias do bairro Coroa do Meio, em Aracaju. Todos estavam ansiosos para ver filhos e filhas, finalmente recebendo o certificado de conclusão dos cursos. A turma é mais uma beneficiada pelo projeto social Educando para Libertar, que já garantiu qualificação profissional, gratuita, para mais de 150 pessoas em toda cidade. Esta é a segunda vez que o projeto beneficia moradores da Coroa do Meio. Com um total de oito turmas, o Educando para Libertar já qualificou jovens das comunidades Cidade Nova, Jardim Centenário, Conjunto Valadares, Industrial e Soledade.

O projeto que é dirigido pelo vereador Eduardo Lima (Republicanos) conta com mais de 10 cursos profissionalizantes, autorizados pelo Ministério da Educação, nas áreas de atendimento ao público, telefonista, secretariado, gestão. O foco é qualificar profissionalmente e de maneira ágil, levando em conta as habilidades e competências dos alunos. A metodologia inclui aulas expositivas e práticas, dinâmicas individuais e em grupo. Ferramentas que preparam os alunos como mão de obra qualificada e apta para um mercado de trabalho cada vez mais exigente e restrito.

A formação tem carga horária de 20 horas e dá direito a certificado, o que melhora o currículo do jovem, que busca o primeiro emprego ou recolocação no mercado de trabalho. “Iniciamos essa turma da Coroa do Meio, em fevereiro deste ano. Além de qualificar, trabalhamos outras competências dos alunos, como a empatia, o olhar diferenciado ao próximo. Isso contribui profissionalmente, mas também melhora as relações humanas”, explica Eduardo Lima.