Em live, Nitinho Vitale e Jorginho Araujo falam sobre o concurso da Casa Legislativa

por Agência Câmara Aracaju — publicado 15/09/2021 10h17, última modificação 15/09/2021 10h17

Arte: Vanessa Passos

Na Live com vereadores desta terça-feira, 14, o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Nitinho (PSD) e o Superintendente de Relações Institucionais da CMA, Jorginho Araujo, falaram em detalhes sobre o concurso da Casa Legislativa em detalhes. O bate-papo aconteceu no Instagram oficial da Câmara Municipal de Aracaju (@cmaracaju), conduzido pela jornalista Martha Mendonça  com o intuito de aproximar os parlamentares da população.

O certame a princípio seria realizado em maio de 2020, depois foi passado para o mês de novembro e devido à pandemia precisou ser adiado. Agora o concurso acontecerá no dia 5 de dezembro de 2021, será aplicado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e seguindo todos os protocolos sanitários.

De início, o presidente destacou que “para mim é uma conquista muito importante. Nós estamos fazendo o primeiro concurso público da CMA após a constituição de 1988. Foi um momento de muita espera e dúvidas, mas agora graças ao empenho da comissão organizadora estamos realizando um sonho com esse certame”, destacou Nitinho.

O Superintendente de Relações Institucionais, Jorginho Araujo, fala que o concurso foi adiado e não cancelado, portanto, não há como novos estudantes se inscreverem. “Devido à pandemia o concurso foi adiado, mas agora com o avanço da vacinação ele será realizado. Como o concurso estava apenas suspenso por causa da pandemia, não há possibilidade para novos inscritos”.

Nitinho disse em resposta a um dos internautas presentes na live que as provas serão realizadas em dois turnos. “As provas serão aplicadas em dois turnos distintos. No turno da manhã, das 8h às 12h, farão as provas os cargos de nível superior e a tarde, das 14h às 18h, os inscritos nas vagas de nível médio e técnico”.

Jorginho destaca que o concurso vai contribuir para a economia da cidade. “Hoje mesmo eu recebi ligações de pessoas do trade turístico, como dono de hotéis relatando que já começaram a ter reservas em seus estabelecimentos na data em que ocorrerá a prova. Dessa forma, com a chegada de turistas, a Câmara contribui para movimentar a economia da cidade”, pontuou

O presidente fala que mais de 24 mil pessoas estão inscritas no concurso e que pouco mais de 1 mil pessoas solicitaram a devolução da taxa de inscrição. “Nós temos cerca de 24.600 para concorrer às 52 vagas, destas, 34 para nível médio e técnico e 18 para nível superior. Cerca de 1100 pessoas solicitaram a devolução e nós não podemos impedir as pessoas que estão em cargo comissionado também participem do concurso", finalizou.