Em Grande Expediente, vereadores debatem sobre guerras e realizam cobranças nas áreas da saúde, esporte e educação

por Camila Farias - Agência CMA — publicado 25/06/2025 13h38, última modificação 25/06/2025 13h38
Participaram os vereadores Sônia Meire, Sgt. Byron, Anderson de Tuca, Elber Batalha, Fábio Meireles e Iran Barbosa
Em Grande Expediente, vereadores debatem sobre guerras e realizam cobranças nas áreas da saúde, esporte e educação

Foto: Luanna Pinheiro

Grande Expediente 

A vereadora Sônia Meire iniciou o Grande Expediente nesta quarta-feira (25/06) abordando a temática da aprovação do projeto da loteria municipal, aprovado na semana passada. A vereadora teceu críticas à aprovação e disse que “o projeto aprovado permite tudo. Nesse sentido, nos posicionamos contrariamente e precisamos ter consciência sobre o que é apresentado nesta Casa, pois ele pode permitir as bets”, apontou. A vereadora também aproveitou o Grande Expediente para criticar a guerra entre Israel e Irã, incluindo o ataque dos Estados Unidos. Além disso, destacou que Israel tem bombardeado áreas da Palestina em que ocorre crise humanitária, impedindo que a população tenha acesso a alimentos. Sônia Meire informou que solicitou à prefeita Emília informações sobre possíveis parcerias com Israel, já que a chefe do Poder Executivo realizou uma visita à embaixada. 

O vereador Sgt. Byron foi o segundo orador do Grande Expediente e iniciou sua fala parabenizando o Governo do Estado pela revitalização do Gonzagão. Byron também celebrou a realização do Forró Caju, promovido pela Prefeitura Municipal de Aracaju e pela Funcaju. O vereador destacou ainda alguns problemas na Zona de Expansão, especialmente em São José dos Náufragos, no loteamento Solares, que tem sofrido com alagamentos. Por fim, ressaltou a importância do desenvolvimento de projetos sociais na área do esporte e a necessidade de retomar o Bolsa Atleta. 

O vereador Anderson de Tuca ocupou o Grande Expediente e iniciou sua fala parabenizando o Projeto Acolher, na Orla de Atalaia, bem como a realização do Forró Caju. O vereador também parabenizou o reajuste retroativo voltado à área do Magistério e cobrou mais valorização para a categoria. Tuca destacou ainda as emendas impositivas destinadas à UBS Humberto Mourão. 

O vereador Elber Batalha também utilizou o Grande Expediente para realizar uma denúncia sobre o concurso para a Secretaria Municipal de Educação. “Quando tivemos acesso à lista dos aprovados, não tivemos o respeito às cotas raciais e, com isso, algumas pessoas foram prejudicadas. Se isso não for resolvido até o final do mês, vamos impetrar um mandado de segurança”, destacou. O vereador também abordou a licitação de obras de infraestrutura na Zona de Expansão e criticou a revogação do edital no dia anterior ao chamamento das empresas concorrentes, além da adição de um novo tópico que restringiu a competição entre as empresas. Ele destacou que há uma clara intenção de direcionar a licitação para privilegiar algumas empresas. 

O vereador Fábio Meireles iniciou sua fala no Grande Expediente para denunciar o caso de uma criança que apresenta problemas de saúde e necessita de cuidados especiais, mas que não tem tido acesso a médicos, transporte e atendimentos necessários por meio da rede pública. Além disso, o vereador apresentou vídeos denunciando a falta de medicamentos em algumas Unidades Básicas de Saúde. 

O vereador Iran Barbosa foi o último a utilizar o Grande Expediente e lamentou o assassinato de uma criança de 1 ano e meio, ocorrido na madrugada do São João. “Vivemos um período em que houve uma facilitação para o uso de armas. O rapaz que matou essa criança não tinha porte de arma. Entre 2018 e 2022, período em que houve a flexibilização do acesso a armas e munições, tivemos um aumento absurdo de registros de armas. O STF validou a publicação de decretos presidenciais que limitam o acesso a armas”, destacou. O vereador também alertou sobre o genocídio de crianças na Faixa de Gaza.