Elogios às entregas da Prefeitura de Aracaju e repercussão de votações a nível nacional marcam o Pequeno Expediente
O Pequeno Expediente desta quinta-feira (6/11) teve início com o vereador Breno Garibalde (Rede), que falou sobre sua ida ao Rio de Janeiro para participar de um encontro de parlamentares que têm a pauta climática como principal bandeira de mandato, formando uma bancada em prol da causa ambiental. O parlamentar relatou ainda que foi selecionado para fazer parte da comitiva brasileira na COP 30 e disse estar muito feliz. “Estou muito feliz com essa conquista e estaremos lá, em Belém, com todos os desafios que a cidade está enfrentando para receber a COP 30, mas precisamos nos orgulhar de ter esse evento no Brasil.” O vereador também destacou a necessidade de trazer os municípios para o centro do debate ambiental e de todos se engajarem nessa causa, além de alertar para as consequências já vivenciadas em razão do aquecimento global.
O vereador Fábio Meireles (PDT) exibiu um vídeo para demonstrar que, a partir da denúncia feita por ele dias atrás, referente à falta de limpeza e capinagem, o serviço foi realizado no bairro 18 do Forte. Porém, fez a ressalva de que, em vários locais da cidade, esse serviço ainda deixa a desejar e precisa de maior atenção da prefeitura. Por fim, o parlamentar criticou a exoneração do médico André Sotero do cargo de assessor extraordinário no gabinete da Secretaria Municipal de Saúde.
O vereador Iran Barbosa (PSOL) iniciou seu discurso comemorando a aprovação, pelo Senado, na quarta-feira (5), do projeto que isenta do Imposto de Renda os trabalhadores que ganham até R$ 5 mil e cria o imposto mínimo para pessoas de alta renda no país. “Essa luta pela justiça tributária a gente encampa e defende. O Governo Federal conseguiu uma vitória importante diante das movimentações que foram feitas no Congresso para evitar que essa medida avançasse, mas ontem o Senado aprovou”. O parlamentar ressaltou que, geralmente, quem paga mais imposto no Brasil é a classe trabalhadora e que as grandes fortunas não são taxadas adequadamente. Segundo Iran Barbosa, a medida busca corrigir essa distorção e faz parte de um movimento mundial pela justiça tributária.
O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) parabenizou o vereador Breno Garibalde por ter sido escolhido para integrar a comitiva brasileira na COP 30 e por representar os aracajuanos e sergipanos nesse evento tão importante. Joaquim da Janelinha também repercutiu a fala do vereador Fábio Meireles, dizendo que discorda dele, pois não acredita que a cidade esteja abandonada. O parlamentar reconheceu que, no início da gestão, houve problemas relacionados ao lixo, mas afirmou que agora a situação melhorou. Ele ainda destacou as entregas que a gestão municipal vem realizando e chamou a atenção para o anúncio da reforma de mais de 200 praças da cidade, por meio do projeto Nossa Praça.
O vereador Miltinho Dantas (PSD) demonstrou preocupação com o fato de que há apenas o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse), na rede estadual, para atendimento de alta complexidade. “Precisamos ter também um hospital municipal que atenda casos de grande complexidade. É uma questão que nós, enquanto parlamentares, precisamos discutir com a prefeita Emília Corrêa. Está mais do que na hora de a prefeitura pensar na construção de um hospital que diminua a demanda do Huse”. O parlamentar relatou ainda que participou de audiência com o Ministério Público do Trabalho para combater o trabalho infantil e destacou que foi reafirmada a intenção de expandir, para além da capital, a fiscalização da Federação Sergipana de Futebol nas competições promovidas pela entidade.
A vereadora professora Sônia Meire (PSOL) repercutiu a notícia de que a Câmara Federal aprovou um projeto que dificulta o aborto legal em crianças vítimas de estupro e citou dados que evidenciam a gravidade da situação. “Está difícil para nós, mulheres. São mais de 70% das vítimas de estupro abaixo de 18 anos no nosso país. São 60% de vítimas com menos de 14 anos, são 500 mil meninas estupradas dentro de suas casas. E sabe qual foi o argumento da bancada conservadora? Disseram que o Conanda não poderia legislar sobre algo que já está na lei”, contestou. A parlamentar também demonstrou indignação com o processo de revitimização de quem passa por essa situação e lamentou o fato de que vários políticos locais tenham se posicionado favoravelmente ao projeto.
O presidente da Casa, vereador Ricardo Vasconcelos (PSD), utilizou a tribuna para elogiar a prefeita Emília Corrêa pelo anúncio da reforma e revitalização de mais de 200 praças da cidade, além da construção de unidades de saúde e das melhorias no transporte coletivo. “A Câmara de Vereadores, ainda que façamos parte de uma base de sustentação da prefeita, nunca foi nem será a base da bajulação ou do puxadinho. Estamos aqui para cobrar o que deve ser cobrado, apoiar o que deve ser apoiado e fiscalizar para evitar prejuízos ao erário público”, ressaltou.
O parlamentar observou ainda que a decoração natalina deste ano está muito mais simples que a do ano passado, o que, segundo ele, demonstra a escolha de prioridades na gestão pública. “O que mais importa ao povo: gastar R$ 10 milhões em 30 dias com decoração de Natal ou construir mais unidades básicas de saúde, garantir médicos, enfermeiros, medicamentos e assegurar o essencial sem deixar nada a desejar? São prioridades, e muitas vezes as escolhas são impopulares”, pontuou.
O vereador Rodrigo Fontes (PSB) destacou a visita que fez à prefeita Emília Corrêa e ao secretário de Governo, Itamar Bezerra, para apresentar um projeto chamado Brasil Sorridente, já implementado pelo Governo Federal, e que, segundo ele, trará bons frutos para a população aracajuana. “Hoje, de 75 municípios sergipanos, cerca de 60 já aderiram a esse programa, que doa próteses dentárias a pessoas de baixa renda”, explicou. O parlamentar enfatizou que, além da questão da saúde, essa iniciativa também resgata a autoestima dessas pessoas e afirmou que vai destinar parte de suas emendas ao programa.
O vereador Anderson de Tuca (União Brasil) foi o último orador a ocupar a tribuna durante o Pequeno Expediente e falou sobre a atual gestão da Prefeitura de Aracaju. O parlamentar destacou as obras asfálticas que estão ocorrendo na cidade, algo que, segundo ele, antes só era observado em anos eleitorais e, mesmo assim, sem continuidade. Anderson de Tuca também ressaltou as melhorias no transporte público, com a circulação de ônibus com ar-condicionado e a entrega dos veículos elétricos, além das obras nos bairros. “Vão aqui os parabéns para a prefeita Emília Corrêa, que está sempre antenada e preocupada em fazer entregas e em mudar a vida das pessoas, seja por meio de unidades de saúde, escolas, praças, o Parque da Sementeira, e vem muito mais”, elogiou.