Elber Batalha critica voto secreto e defende transparência nas decisões políticas

por Anna Paula Aquino - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 18/09/2025 13h46, última modificação 18/09/2025 13h46
Elber Batalha critica voto secreto e defende transparência nas decisões políticas

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta quinta-feira, 18, durante a sessão da Câmara Municipal de Aracaju, o vereador Elber Batalha (PSB) se posicionou contra a prática do voto secreto em deliberações parlamentares. Ele defendeu a renovação da Câmara Federal e do Senado da República e classificou a estratégia como um retrocesso. 

Elber começou o seu pronunciamento falando sobre a postura de parlamentares federais de Sergipe. “Procurem questionar. Questionem os deputados federais Rodrigo Valadares, Gustinho Ribeiro e Thiago de Joaldo. Para que eles querem o voto secreto?”, perguntou. 

Ele destacou ainda que o mandato é uma procuração concedida pelo povo e que a população tem o direito de acompanhar as posições adotadas em seu nome. “Quando a população nos elege, nos dá uma procuração para que exerçamos o mandato. E quem passa uma procuração tem o direito de saber como ela está sendo usada. Esse anonimato é, claramente, uma estratégia para encobrir falta de compromisso”, declarou na tribuna. 

Para o vereador, a defesa do voto secreto é também um meio de enfraquecer a democracia. “Isso é um artifício para retroceder, para perdoar aqueles que não se conformam com o resultado eleitoral e tentam usar a força contra a legitimidade da decisão do povo brasileiro”, afirmou. 

Elber encerrou defendendo mais transparência e responsabilidade no exercício da vida pública. “Precisamos renovar a Câmara Federal e o Senado na linha de parlamentares comprometidos com a transparência, a seriedade e o que é de interesse realmente do povo brasileiro — e não em benefícios pessoais ou sigilos que acobertam falcatruas”, finalizou.