Eduardo Lima: secretária esclarece sobre demora na aplicação de novas doses da vacina contra a Covid

por Valéria Santana, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 23/02/2021 09h20, última modificação 23/02/2021 09h42

Foto: Assessoria do parlamentar

O tema foi discutido durante reunião na Secretaria Municipal da Saúde, nesta segunda-feira, 22. Segundo Eduardo Lima (Republicanos), “a população está preocupada com o avanço da doença e precisa ter uma previsão de quando as novas etapas da imunização serão iniciadas”, afirmou.

Durante o encontro, a responsável a secretária de saúde, Waneska Barboza, explicou que tudo depende do recebimento de novas doses, que devem chegar ao estado até o fim do mês. Do início da campanha até agora, 73% dos profissionais de saúde já receberam a primeira dose, além deles, 2.245 idosos, com mais de 90 anos já foram imunizados. A próxima etapa prevê a vacinação de pessoas com mais de 85 anos.

Como existe a garantia da chegada de novas doses, Waneska Barboza, defende a utilização do estoque atual para antecipar a imunização dos idosos. Segundo ela, “essas ampolas estão reservadas para 2º dose dos profissionais de saúde, mas poderiam ser usadas na imunização dos idosos, o que evitaria a ocupação dos leitos. A medida que novos lotes forem chegando, vacinaríamos os profissionais de saúde”, argumenta.

Eduardo Lima aproveitou a oportunidade para questionar sobre a ocupação dos leitos em Aracaju, “algo que preocupa e é motivo de discussão nas reuniões da Comissão de Saúde, lá na Câmara, dá qual sou membro”, explicou. Segundo a secretária de saúde, a situação do município é delicada. A taxa de ocupação esta perto de 80% e, para evitar o colapso, “instalamos quatros containers na Zona Sul e vamos usar a estrutura do Caps para criar mais 20 leitos de enfermaria”, concluiu.