Eduardo Lima destaca: Psicólogos e Assistentes Socais urgentemente no retorno às aulas presenciais

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 19/04/2022 13h44, última modificação 19/04/2022 13h44

Foto: Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira (19), durante sua fala no Pequeno Expediente na Tribuna da Câmara, o vereador Eduardo Lima (Republicanos), destacou mais uma vez a necessidade urgente de ter profissionais capacitados nas áreas de psicologia e assistência social no retorno às aulas presenciais dentro do ambiente das escolas do município de Aracaju.

Assunto recorrente nas pautas de discussões sobre a área de Educação, uma vez que se entende a mesma como multidisciplinar e de suma importância para formação dos futuros cidadãos, a necessidade de cuidar da saúde mental, emocional e dos transtornos causados pelo período pandêmico tem se tornado cada dia mais constante.

No último dia 08, a Comissão de Educação, Cultura e Esportes da Câmara Municipal de Aracaju, da qual Eduardo Lima é presidente, promoveu uma Audiência Pública para discutir sobre a volta às aulas no "Pós Pandemia".
Visivelmente preocupado com a situação da saúde emocional dos estudantes durante o retorno, o parlamentar que sempre está trabalhando por essa causa, relembrou aos colegas do parlamento sobre os assuntos tratados na Audiência Pública.

Dentre eles, um dos mais importantes, a necessidade das escolas promoverem um retorno seguro para os alunos no que diz respeito as ações sobre segurança, apoio psicológico, social, amparo as crianças e adolescentes que de alguma forma tiveram suas vidas afetadas pelo isolamento social.

Durante seu discurso o parlamentar citou fatos ocorridos em escolas do Brasil, o primeiro em Recife/PE, onde adolescentes tiveram uma crise coletiva de ansiedade no dia de prova, chegando a necessitar de atendimento médico de urgência realizado pelo SAMU. Em outro episódio alunos de uma escola no interior de São Paulo, utilizaram lâminas de apontador de lápis para se multilar.

Diante destes fatos relatados em rede nacional por um programa de televisão em horário nobre, ficou constatado que o número de casos de ansiedade e violência nas escolas tiveram um aumento significativo, o que levou Eduardo Lima a pedir mais uma vez aos seus pares da Casa Legislativa, que busquem assim como ele, criar mecanismos que introduzam a presença de profissionais, psicólogos e assistentes sociais, realmente capacitados para lidar com os problemas emocionais e de ordem social apresentados nas escolas do município. Que não deixem a responsabilidade somente com as escolas ou os CRAS.

"Peço a esta Casa que venhamos através de proposituras nos adiantar, colocar forças para que fatos como esses não aconteçam com crianças e adolescentes aracajuanos. É importante que nossos estudantes possuam esses profissionais dentro do ambiente escolar" ressaltou o vereador.