"É uma honra trazer para esta Casa uma pauta tão valiosa ", afirma Byron em Sessão Especial

por Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 24/03/2023 16h10, última modificação 24/03/2023 17h30

Foto: China Tom

Para compor a programação alusiva ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado esta semana, o vereador Byron (Republicanos) promoveu uma Sessão Especial , nesta sexta-feira, 24, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA).

Com a temática acerca do protagonismo das pessoas que têm Síndrome de Down , baseada na importância da tomada de decisão apoiada, a sessão foi um verdadeiro encontro de vivências e de busca por direitos e inclusão. "É uma honra trazer para esta Casa uma pauta tão valiosa e que tanto faz parte do meu dia a dia enquanto cidadão, pai e político", afirmou Byron.

Compondo a Mesa Diretora, a secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, fez uso da palavra e prestou total apoio e acolhimento à causa. " Nosso Governo está totalmente empenhado a trabalhar nesta e por esta causa, de maneira Nacional, levando visibilidade às crianças e jovens que têm Down, assim como outras síndromes. Parabéns vereador e parabéns a todos que aqui estão vestindo esta camisa ", destacou a secretária.

Mediadora da palestra sobre o capacitismo enquanto preconceito, a superintendente da Atenção Integrada a Primeira Infância da Secretaria do Estado da Assistência Social e Cidadania, Aline França, contextualizou sobre a sociedade diante da potencialidade das pessoas que têm Síndrome de Down. "Há 21 anos atuo nesta área e também sou mãe de uma criança que tem Down. É neste contexto que vejo o quanto devo ainda contribuir para que nossa sociedade seja melhor. Para isso , é essencial que a sociedade seja educada quanto ao que , de fato, é enxergar e entender a capacidade do outro. Falar em capacitismo é falar sobre a ideia de inferioridade que ainda existe em nossa sociedade quando nos referíamos às pessoas que têm algum tipo de deficiência. Precisamos zelar pela individualidade de maneira geral, incentivar o estímulo precoce para aqueles que já nascem 'dentro' dessa parte da população minorizada", declarou Aline.

Com falas e espaço para expressar suas ideias e vontades, as crianças e jovens acompanhas pelo Projeto Cidown Aracaju , registraram presença e contribuíram para uma manhã com ainda mais sensibilização, como disse Lucas Fernandes, integrante do Cidown: " Sou lutador de Jiu-jítsu , faixa preta já e, neste projeto, também sou fotógrafo. Sou muito feliz em participar de tantas atividades".

Também estiveram presentes representantes das vereadoras Emília Corrêa e da professora Ângela.