É Lei em Aracaju: “Dia do Atleta de Corrida de Rua” é instituído no município

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 10/10/2025 16h14, última modificação 10/10/2025 16h14
De autoria do vereador Iran Barbosa, a Lei nº 6.193/2025 regulamenta o dia 25 de maio como data para celebrar a prática da atividade.
É Lei em Aracaju: “Dia do Atleta de Corrida de Rua” é instituído no município

Igor Tavares

A prática de uma atividade física é comprovadamente benéfica para a saúde do corpo e da mente. Em Aracaju, a corrida de rua se difundiu nos últimos anos. São vários clubes de corrida na cidade, e locais como os calçadões da 13 de Julho e da Orla da Atalaia são bastante frequentados pelos corredores.  

Uma atividade simples e prática, que requer apenas roupas leves e um tênis adequado, a corrida garante emagrecimento, fortalecimento dos músculos e ossos, melhora da saúde cardiovascular e prevenção de doenças como diabetes, além de benefícios mentais e emocionais, como o alívio do estresse, da ansiedade, melhora do humor e do sono. 

A Câmara Municipal de Aracaju, reconhecendo todas as vantagens que a corrida de rua promove na saúde da população, instituiu o dia 25 de maio como “Dia Municipal do/a Atleta de Corrida de Rua”. 

A Lei nº 6.193/2025, que institui a data, é de autoria do vereador Iran Barbosa (PSOL). O dia escolhido para a comemoração é uma homenagem a Cláudio José Prata dos Santos, praticante da corrida de rua em Aracaju, que faleceu no dia 25 de maio de 2024, em um acidente automobilístico, a caminho de uma competição. 

O que diz a Lei 

O "Dia Municipal do/a Atleta de Corrida de Rua" tem por objetivos: 

I - Incentivar a prática de corrida de rua no município; 

II - Divulgar a história e a importância dessa prática esportiva para a saúde; 

III - Estimular a formação de novas gerações de praticantes de corrida de rua no município de Aracaju. 

Para comemorar a data de que trata o caput do artigo 1º desta Lei, o Poder Público Municipal fica autorizado a realizar: 

I - Competições envolvendo atletas de corrida de rua; 

II - Debates, seminários, simpósios, audiências públicas e outras formas de discussão sobre a história da corrida de rua e da sua importância para a saúde da população; 

III - Homenagens e/ou premiações a atletas de corrida de rua que se destacaram nessa prática esportiva durante o ano; e 

IV - Quaisquer outras atividades alusivas à data que promovam a prática da corrida de rua, estimulando os atuais praticantes e contribuindo para o surgimento de novos atletas. 

Justificativa do Projeto de Lei 

O vereador Iran Barbosa, autor da matéria, justificou a criação da Lei nº 6.193/2025 da seguinte forma: 

“A corrida de rua já se consolidou como uma prática esportiva adotada por expressivo contingente de aracajuanos e aracajuanas. 

É notório o crescimento de adeptos desta prática esportiva pelas ruas da cidade, por ela se configurar como uma modalidade escolhida por aqueles que disputam competições, quer seja porque adotaram a prática como instrumento de busca de mais saúde e qualidade de vida, quer seja pelo sentimento de pertencimento a um grupo que este esporte proporciona. 

Por tudo isso, nota-se, também, o crescimento de competições nesta modalidade acontecendo em Aracaju. 

Dessa forma, a criação do ‘Dia Municipal do/a Atleta de Corrida de Rua’, bem como a sua inserção no Calendário Oficial de Eventos do Município de Aracaju, é um reconhecimento, uma justa homenagem e, também, um incentivo a todos e todas que desfilam pelas ruas de Aracaju o exemplo da importância da prática esportiva e do cuidado com o corpo e com a saúde. 

A escolha do dia 25 de maio se dá em homenagem ao praticante de corrida de rua, Cláudio José Prata dos Santos. Em 2014, Cláudio foi diagnosticado com um câncer no braço direito, passou por cirurgia e enfrentou todo o tratamento necessário com força e determinação. Nesse momento difícil, ele encontrou também na corrida de rua forças para enfrentar o tratamento e iniciou a prática do esporte.  

Em 2016, participou da sua primeira prova de 5 km, na 33ª Corrida Cidade de Aracaju, e, para sua grande felicidade, conquistou o 1º lugar. Cláudio participou, também, de provas longas, como maratonas e ultramaratonas, chegando a correr 60 km. 

Infelizmente, no dia 25 de maio de 2024, no trajeto para participar de uma competição, Cláudio sofreu um acidente automobilístico e não resistiu. Por isso, a data foi escolhida para homenagear esse grande praticante da corrida de rua.