Dr. Manuel Marcos destaca Título da ex-ministra dos Direitos Humanos, Luislinda Valois
por Marta Costa, Assessoria de Imprensa do parlamentar
—
publicado
28/10/2024 07h00,
última modificação
04/11/2024 15h20
O vereador Dr. Manuel Marcos (PSD) participou na tarde desta quarta-feira, 30, da entrega do Título de Cidadã Aracajuana à desembargadora aposentada e ex-ministra de Direitos Humanos do Brasil, Luislinda Dias de Valois Santos. A propositura é do vereador Professor Bittencourt ( PDT), aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Aracaju (CMA).
Mãe do Promotor de Justiça, Fausto Valois, Luislinda Valois, como é conhecida, é natural de Salvador. Filha de Lindaura da Luz Dias, uma lavadeira, e do Senhor Luiz da França Dias, um motorneiro de bonde, Luislinda se formou em Direito na Universidade Católica de Salvador, tornando-se juíza em 1984.
Criadora do projeto “ Balcão de Justiça e Cidadania” – para resoluções de conflitos em áreas pobres de Salvador, Luislinda foi autora da primeira sentença de condenação por racismo no Brasil. Em 2009, publicou o livro “ O negro no século XXI. A promoção para desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia ( TJ-Bahia) veio em 2011.
Em 2017, assumiu o Ministério dos Direitos Humanos, na oportunidade convidou o Dr. Manuel Marcos para falar sobre a Anemia Falciforme, doença que acomete as pessoas negras no País. “ Temos a honra de ter Luislinda como a mais nova Cidadã Aracajuana, uma horaria modesta, pela história de luta. Uma mulher íntegra, que encontrou nos estudos a oportunidade de mudar sua realidade. Luislinda você me representa", disse o vereador.
Dr. Manuel Marcos ainda agradeceu ao convite para ir à Brasília para palestrar sobre a Anemia Falciforme. “Quando a desembargadora me convidou para falar sobre a Anemia Falciforme, aceitei o convite de imediato. Fizemos um trabalho fantástico sobre a patologia que só acomete pessoas negras. Na época, quase não existia literatura médica sobre a patologia”, disse.
Durante seu discurso de agradecimento, a desembargadora falou a necessidade da participação de Dr. Manuel Marcos em Brasília. “Eu percebi que os joelhos das pessoas negras, com o passar dos anos, envergavam, procurei um médico para falar sobre a doença. Conversei com Dr. Manuel Marcos, um médico negro, e foi linda a participação dele. Com sua pesquisa, com seu trabalho, esclareceu o assunto. Meu amado, meu amigo, muito obrigada pela contribuição “, explanou a ex-ministra.
Participaram da solenidade a vereadora Linda Brasil (PSOL), o vereador Pastor Eduardo Lima (Republicanos) , o Subprocurador Geral da Justiça do MPSE, Ernesto Anízio Azevedo, e os Ex-presidentes do Tribunal de Justiça de Sergipe, Marilza Maynard e Artêmio Barreto.