Dr. Manuel Marcos alerta sobre a importância do planejamento familiar antes da esterilização

por Marta Costa - Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 13/03/2023 08h43, última modificação 13/03/2023 08h43
Dr. Manuel Marcos alerta sobre a importância do planejamento familiar antes da esterilização

Foto: Gilton Rosas

Pensando  na lei 14.443/2022, que institui mudanças nos requisitos para a realização dos procedimentos de esterilização no Brasil, em vigor desde do último dia 3 de março,  Dr. Manuel Marcos (PSD) destacou  a necessidade do planejamento familiar antes de realizar a laqueadura e a vasectomia.
A lei da laqueadura é um avanço na garantia dos direitos sexuais reprodutivos  e vem facilitar o acesso ao planejamento familiar. Entre as modificações, estão a redução da idade mínima e a  dispensa do consentimento do cônjuge para a realização da laqueadura, no caso das mulheres, e da vasectomia, no dos homens. Além da isenção do aval do parceiro ou parceira, a nova legislação diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para a realização dos procedimentos.
Para o vereador Dr. Manuel Marcos, que é ginecologista e cirurgião obstetra, os procedimentos são irreversíveis , por isso é preciso cautela. “ Estamos falando sobre saúde e qualquer cirurgia gera riscos. No caso da ligadura, não tem como reverter. Uma vez realizada, a mulher não poderá ter filhos. Estudos apontam também sobre algumas síndromes pós-laqueadura”, disse o parlamentar. 
“É um direito adquirido e válido, mas é importante planejamento. Conversar com seu parceiro sobre o assunto é fundamental. A taxa de arrependimento tem subido cada vez mais, cerca de 20 a 40% das mulheres submetidas à esterilização tubária apresentam sequelas e mudanças no ciclos menstruais. Além disso, a irreversibilidade do método pode originar problemas emocionais e conjugais, como apontam alguns estudos", finalizou.