Dr. Gonzaga homenageia ícone sergipano do choro

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 20/04/2017 13h55, última modificação 17/11/2017 18h13
Dr. Gonzaga homenageia ícone sergipano do choro

César de Oliveira

Em seu pronunciamento realizado, hoje, na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Dr. Gonzaga (PMDB) fez uma referência ao Dia Nacional do Choro, que é comemorado dia 23 de abril, explicando a origem da data que homenageia o nascimento de Pixinguinha, uma das figuras exponenciais da música popular brasileira, e em especial do choro, um gênero genuinamente brasileiro e com incontável influência sobre outros gêneros e diversos músicos nacionais e internacionais.

O parlamentar aproveitou a ocasião da celebração da data para homenagear o sergipano Egnaldo Rodrigues dos Santos, mais conhecido como Egnaldo do Bandolim, falecido em 21 de setembro de 2015, que foi um dos maiores precursores do Chorinho em nosso Estado, tendo sido intitulado o Pai do Bandolim Sergipano. O choro foi a grande escola de importantes músicos brasileiros como Anacleto de Medeiros, Ernesto Nazareth, Sivuca, Hermeto Paschoal, Tom Jobim, Altamiro Carrilho, Baden Powell, Raphael Rabello e o próprio Pixinguinha entre tantos outros.

“De lá para cá, novas gerações trataram de recuperar a memória do gênero que hoje está com fôlego total e conquista cada vez mais adeptos, como é o caso do nossoEgnaldo do Bandolim, que alcançou popularidade nos anos 80, ao fundar o Restaurante Recanto do Chorinho, onde se reuniam os amantes do choro”, disse o vereador. Egnaldo do Bandolim lançou o seu primeiro e único CD em 2010, com composições de choros próprias como Cascata, Cadarço do Sapato, Daniella e Saudade do Bandolim, além de e importantes canções de outros artistas.

O inesquecível chorão Egnaldo do Bandolim também foi homenageado hoje, dia 20, pela Secretaria Estadual de Cultura, em reconhecimento a sua grande contribuição ao fortalecimento e resgate da cena do choro em Sergipe. “Também quero registrar aqui a minha homenagem pessoal, como cidadão, médico e amigo ao querido Egnaldo, com quem tive a oportunidade de conviver e compartilhar seus inesquecíveis choros”, disse o parlamentar, estendendo a homenagem também à família e os amigos do ícone do choro em Sergipe.