Dr. Gonzaga homenageia 80 anos da Sociedade Médica de Sergipe

por Evanice Filha, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 07/06/2017 14h15, última modificação 01/12/2017 15h03
Dr. Gonzaga homenageia 80 anos da Sociedade Médica de Sergipe

Gilton Rosas

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) usou a Tribuna, nesta quarta-feira, 7, para  homenagear uma das mais importantes e representativas entidades médicas de estado, a Sociedade Médica de Sergipe (Somese), que este ano está comemorando 80 anos de história. “Desde os primórdios de sua fundação, a Somese tem cumprido com sucesso a sua missão principal de contribuir no processo de desenvolvimento da medicina e de engrandecimento e reconhecimento dos profissionais médicos”, destacou o parlamentar.

O vereador enalteceu o papel da entidade em seus 80 anos de história, período em que vem consolidando o seu prestígio no seio da comunidade sergipana e alcançando novas conquistas, através do trabalho renovador e de qualidade de sucessivas gestões, comprometidas com a missão da entidade, com destaque para a criação do departamento de convênio, talvez a maior realização e conquista da categoria, com reflexos importantes na defesa do exercício da profissão médica.

A implantação de programas sociais diversos a criação do "almoço das quintas", que reúne médicos, entidades e personalidades da vida política, empresarial, cultural e institucional de Sergipe para debates variados, foram outros grandes marcos da história da Somese apontados pelo vereador, que também é médico.

Dr. Gonzaga também destacou a atual gestão do renomado cirurgião vascular Dr. Aderval Aragão que, em 2015 criou o troféu “Professor Lauro Augusto do Prado Maia”, um programa de reconhecimento profissional que homenageou 100 profissionais de vários municípios e diferentes especialidades. Em 2016, outros 80 médicos foram homenageados com o troféu “Hyder e Hugo Bezerra Gurgel”, que também foi estendido a grandes personalidades da sociedade, denominados Amigos da Somese, entre eles o empresário Albano Franco, diretor da TV Sergipe; Paula Jereissati Gentil, gerente-administrativa da Associação Médica Brasileira, e o reitor da Universidade Tiradentes, Jouberto Uchoa.

“O Livro Verde da Medicina Sergipana”

“Foi a partir dessas homenagens que surgiu a ideia de deixar registrado na história da medicina as biografias desses grandes profissionais, para que as novas gerações pudessem conhecer esses grandes ícones da medicina sergipana”, disse Dr. Gonzaga, explicando que foi aí que nasceu “O Livro Verde da Medicina Sergipana”, que estará sendo lançado no próximo dia 13 de junho, e que conta, também, com alguns capítulos interessantes da história da Somese, especialmente destacados através de depoimentos de ex-presidentes, especialistas do setor médico e autoridades sergipanas e brasileiras.

O vereador aproveitou para prestar uma homenagem pessoal a um dos mais renomados profissionais da medicina brasileira, o cardiologista Dr. José Augusto Barreto, fundador do Hospital São Lucas e da Fundação São Lucas. Nascido em uma fazenda em Nossa Senhora do Socorro, formou-se em Medicina na Faculdade de Medicina da Bahia, em 1952. Em 1953, começou a trabalhar no Hospital de Cirurgia, em Aracaju, onde implantou a primeira Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Sergipe, que leva o seu nome.

Ex-presidente da Somese no biênio 1963-1964, José Augusto Barreto é também membro fundador da Academia Sergipana de Medicina, fundador da Sociedade Sergipana de Cardiologia e ex-superintendente do extinto Instituto de Aposentadorias e Pensões dos Comerciários (IAPC). “Um profissional exemplar a quem toda a classe médica se reverencia e a quem agradeço por todas as lições de medicina e de vida que recebi como seu aluno”, disse, emocionado, Dr. Gonzaga.

Por fim, o vereador deixou o seu aplauso e votos de sucesso à Somese e a seus associados, desejando que a entidade comemore ainda muitos anos de história e de sucesso.