Dr. Gonzaga comemora sucesso da terceira edição do Vereador em Ação

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 24/10/2017 14h40, última modificação 24/10/2017 15h17
Dr. Gonzaga comemora sucesso da terceira edição do Vereador em Ação

César de Oliveira

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) usou a Tribuna nesta terça-feira, 24, para apresentar o balanço do Programa Vereador em Ação promovido pelo parlamentar. O enfoque do evento foi a campanha do Outubro Rosa e levou para o bairro Soledade, em parceria com o Senador Eduardo Amorim (PSDB/SE), a carreta do Hospital do Câncer de Barretos (HCB), uma unidade móvel equipada para realizar exames de mamografia.

Esta foi a primeira vez que a carreta do HCB esteve na capital sergipana. “A ideia de trazê-la surgiu durante a realização da segunda edição do programa Vereador em Ação, em julho deste ano, quando o Senador Amorim visitou o evento no bairro Lamarão e se comprometeu em colaborar conosco para atender às mulheres carentes da periferia, sem acesso ao exame de mamografia”, explicou Dr. Gonzaga.

Além dos exames, o Educador em Saúde do Sesc, Danillo Menezes dos Santos, apresentou uma palestra sobre a prevenção do câncer de mama. Ele explicou, de forma didática, o que é um câncer e mostrou dados sobre o câncer de mama, os fatores de risco e os fatores protetores, sempre focando na importância da prevenção por meio do autoexame e da mamografia.

Dr. Gonzaga explicou que, ao todo, 40 mulheres foram cadastradas para realizar os exames de acordo com os critérios do HCB. Mas, durante o evento, mesmo aquelas que não puderam fazer o cadastro antecipadamente e compareceu ao local com a documentação solicitada, foram bem recebidas e atendidas na Unidade Móvel.

A dona de casa, Maria Luiza Gonçalves da Conceição, 57 anos, mora no bairro Cidade Nova e conta que há três anos não realiza a mamografia, porque não conseguiu marcar no posto de saúde. “Fiquei muito feliz com essa oportunidade proporcionada pelo vereador. Sem nenhuma burocracia, rápido e ainda mais por oferecer todo o acompanhamento, caso o exame seja positivo”, enfatizou.

Apesar da recomendação de que todas as mulheres façam exames preventivos a partir dos 40 anos, a auxiliar administrativo, Adalgisa Correia, 52, nunca havia feito uma mamografia. Segundo ela, o evento com a carreta ajudou a despertar a consciência de que é necessário prevenir o câncer de mama. “É necessário realizar os exames anualmente, mas nem todas têm informação e acesso a eles. Graças ao vereador Dr. Gonzaga várias mulheres puderam fazer o exame pela primeira de vez, assim como eu, de graça e no próprio bairro”, agradeceu.

O Senador Eduardo Amorim esteve no local prestigiando e colaborando com a ação. “Parabéns ao vereador Dr. Gonzaga por mais uma edição desse projeto tão importante para a população carente de Aracaju. Vamos lutar para que mais duas unidades móveis como essa que atendeu aqui hoje venham para Sergipe ainda no ano que vem”, elogiou Amorim.

No fim do evento, Gonzaga afirmou estar muito contente com os resultados do programa. “Trazer a carreta do Hospital do Câncer de Barretos para Aracaju foi um desafio e só conseguimos com a ajuda e empenho do Senador Eduardo Amorim. A terceira edição do Vereador em Ação foi um sucesso e o nosso objetivo foi cumprido: levar prevenção e cuidados para mulheres carentes”, finalizou.