Dr.Gonzaga apresenta projeto para descarte de medicamentos vencidos

por Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 09/03/2017 21h55, última modificação 13/11/2017 11h50
Dr.Gonzaga apresenta projeto para descarte de medicamentos vencidos

Foto: César de Oliveira

O vereador Dr. Gonzaga (PMDB) deu entrada na Câmara Municipal em um projeto de lei para regulamentar o descarte de medicamentos vencidos, um problema sério, segundo o parlamentar, que não vem sendo conduzido de forma adequada, acarretando prejuízos para as pessoas e para o meio ambiente.

“Muitas vezes sou questionado por pacientes sobre o que fazer com os seus medicamentos vencidos ou mesmo aquele resto de comprimidos que sobrou após o fim de um tratamento”, informou Dr. Gonzaga, alertando que, se os medicamentos não tiverem um destino correto, podem ocasionar o uso inadvertido por outras pessoas, resultando em reações adversas graves e intoxicações ou até mesmo morte.

O vereador informou que de acordo com o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas, os medicamentos ocupam o primeiro lugar entre os agentes causadores de intoxicações. Já o descarte de medicamentos pelo esgoto e pelo lixo comum faz com que as substâncias químicas contidas nos medicamentos cheguem aos rios e córregos, podendo contaminar a água e o solo e até causar danos aos animais.

De acordo com o projeto, os medicamentos vencidos ou impróprios para o consumo deverão ser recolhidos pelos seus respectivos fabricantes, importadores, distribuidores e fornecedores que se responsabilizarão por lhes dar destinação ambiental adequada, nos termos da legislação vigente. A intermediação deve ser feita pelas drogarias e farmácias, inclusive as de manipulação, que ficam obrigadas a instalar pontos para o recebimento dos medicamentos já comercializados, que se encontrem vencidos ou impróprios para o consumo.

Dr. Gonzaga pediu a atenção e o apoio dos colegas parlamentares para que avaliem esse projeto com a devida importância, com o objetivo de solucionar esse problema antigo de forma correta, pois é de conhecimento público que a maioria da população está jogando esses medicamentos no lixo comum, por falta de opção e orientação.