Dia Mundial do Espiritismo é debatido na Tribuna Livre da CMA

por Fernanda Sales — publicado 18/04/2017 11h25, última modificação 17/11/2017 13h49
Dia Mundial do Espiritismo é debatido na Tribuna Livre da CMA

Gilton Rosas

Na manhã desta terça-feira, 18, durante a 23ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), foi realizada uma Tribuna Livre para debater o Dia Mundial do Espiritismo, comemorado nesta data. Para falar sobre o assunto, a coordenadora de Estudos da Federação Espírita de Sergipe e juíza Federal Telma Santos Machado abordou o tema “Espiritismo: 160 anos na terra, um roteiro de luz para a humanidade”.

De acordo com a coordenadora de Estudos da Federação Espírita de Sergipe, Telma Santos, o espiritismo é uma ciência, uma filosofia e uma religião. “A Doutrina Espírita prepara a humanidade para a vitória do amor. Seu objetivo de estudo é a existência do Espírito, a sua sobrevivência à morte física e a sua volta ao mundo material, que é a reencarnação. A Ciência, a Filosofia e a Religião constituem o triângulo sobre o qual a Doutrina Espírita assenta as próprias bases, preparando a humanidade do presente para a vida suprema do amor e da sabedoria no grande futuro”, destacou.

Durante sua fala, a coordenadora apresentou a Codificação Kardequiana, destacando os livros da Allan Kardec. “O livro dos Médiuns de Allan Kardec, juntamente com a doutrina espírita veio abalar os alicerces milenares do misticismo, da intolerância e da fé dogmática. Sobre o espiritismo religioso o principal aspecto fundamenta-se em Jesus, conforme se lê na questão 625 do Livro dos Espíritos”, frisou.

Telma Santos fez uma breve abordagem sobre o que é o Espiritismo, citou nomes relevantes de cientistas espíritas e abordou sobre a história até a França do Sec. XIX, berço do nascimento da Doutrina Espírita. “Existe um Deus Supremo e uma verdade maior. A maior religião é o amor e o melhor modelo para seguir é Jesus. A Doutrina Espírita não questiona as outras religiões, pois toda religião é boa desde que conduza o homem à transformação. Espero que todas as religiões consigam vivem em harmonia”, finalizou a coordenadora.

O vereador Professor Bittencourt (PCdoB) parabenizou Telma Santos por sua fala. “Já presenciei coisas que a razão por si só não encontrou explicação. Nesses 160 anos do livro de Allan Kardec percebo a importância de saber harmonizar o plano espiritual com a razão. Esse universo precisa está aberto a esta diversidade religiosa”, disse.

Elber Batalha (PSB) também parabenizou a palestra de Telma e falou da necessidade da tolerância religiosa. “Uma das grandes mazelas que vivemos no mundo hoje é por conta da intolerância religiosa. O grande desafio que nós temos é fazer com que a religião seja um grande fator de convivência social. A religião acima de tudo deve harmonizar as pessoas e tem o poder de modificar comportamentos, como o de presos, por exemplo”.

Américo de Deus (REDE) também destacou a importância de respeitar todas as religiões. “A sabedoria e o amor conduz o homem a Deus, que é justo e bom”. E Kitty Lima (REDE) afirmou que o objetivo de todos deve ser o amor e a fé em Deus. “Gosto muito da doutrina espírita e quero muito ler os livros de Allan Kardec. Essa tribuna hoje nos trouxe paz e calma”.

O vereador Carlito Alves (PPS) ressaltou que já fez parte do Espiritismo. “Participei de alguns centros espíritas. Fui pastor evangélico, mas respeito todas as religiões. Eu nunca vi um povo tão bom quanto os espíritas, nem mesmo nós evangélicos somos tão unidos como vocês. O que eu acredito mesmo é na fé”, desabafou.

Para Isac Silveira (PCdoB) essa tribuna livre veio em um momento muito especial. “Estamos debatendo nesta Casa um assunto importante que nos ajuda a transmitir a toda a população de Sergipe de que as ideias e o pensamento das pessoas devem ser livre e democrático. Deus não se coloca numa caixa, ninguém aprisiona Deus a nenhuma religião. Se Cristo é amor, temos que defender o amor no lugar das ideias. Estou pronto para ouvir a palavra do amor”, relatou o parlamentar.

O presidente da CMA, Nitinho, finalizou a Tribuna colocando a Câmara à disposição da Federação Espírita de Sergipe sempre que precisar e parabenizou a palestra ministrada pela coordenadora da Federação, Telma Santos.