Dia do Servidor Público é exaltado pela vereadora professora Sonia Meire
por Manuella Miranda- Assessoria de Imprensa do Parlamentar
—
publicado
28/10/2025 12h15,
última modificação
28/10/2025 12h15
Durante o grande expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), nesta terça-feira, dia 28, dia do servidor público, a vereadora professora Sonia Meire utilizou a tribuna para exaltar essa data tão importante no país. A parlamentar destacou a importância da estabilidade que os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público garantem quando se tornam servidores públicos.
“O concurso público é superimportante para que possamos ter, de fato, os serviços garantidos, e nós somos, enquanto servidora e servidor público, os próprios fiscalizadores do nosso trabalho e da oferta do serviço público. Eu fiz concurso público e tudo que eu alcancei foi através dele. Fui concursada pela secretaria de estado, como professora por nove anos, quando fundamos o sindicato e construímos a estabilidade, mais do que isso, a responsabilidade como servidor público. Os servidores não fazem o que querem. Na contra reforma da previdência tentaram acabar com a imagem do servidor, chamando de acomodado, de encostado, de que não trabalham. Como servidora pública por mais de 40 anos na minha vida eu era avaliada todos os anos, e no serviço público tem avaliação”, disse a vereadora.
Sonia Meire destacou também que existe uma contrarreforma administrativa na Câmara Federal, com o objetivo de acabar com o serviço público e atentando aos servidores públicos, permitindo a terceirização e quarteirização, além da ampliação da Pejotização em todas as áreas. A parlamentar defende a garantia da continuidade do concurso público, para garantir a oferta do serviço público universalizado. “Eu espero que os deputados federais por Sergipe votem contra a essa contrarreforma que quer acabar com a função social do servidor público”.
A vereadora terminou sua fala na tribuna, destacando que, nesta terça-feira, acontecerá, no centro da cidade, um ato contra a privatização da saúde. “Trabalhadores e trabalhadoras estão sendo contratadas sem terem seus direitos garantidos, além disso sofrendo assédios nos seus ambientes de trabalho. E nós vamos às ruas contra a terceirização dos serviços públicos. Precisamos no dia de hoje alertar a população quais são os seus direitos e que sem os servidores eles não terão a garantia dos serviços públicos. E eu quero parabenizar todos os servidores pela sua resistência todos os dias, e dizer que as pessoas que não têm estabilidade, que a nossa luta é que você tenha o direito de fazer o concurso público para poder ter uma vida digna. Tudo que nós temos hoje é fruto de luta por esses serviços e continuaremos lutando para que eles estejam no orçamento”.