"Devemos enxergar o bebê na sua individualidade, jamais como uma extensão da mãe”, declara Byron sobre o aborto

por Jacqueline Reis, da Assessoria de Imprensa do Parlamentar — publicado 15/09/2023 16h57, última modificação 15/09/2023 16h57

Foto: Gilton Rosas

Em discurso na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Sargento Byron (Republicanos) fez uso da tribuna para registrar sua preocupação diante da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, ajuizada no Supremo Tribunal Federal (STF).

"Recebi em meu gabinete, mulheres, advogadas, que comungam da mesma luta e preocupação: a defesa da vida intrauterina. Por isso, diante de tantos temas que defendemos nesta Casa, trago a vida, ainda em contexto fetal, para que possamos seguir o que a lei já garante. E, que não possamos aceitar que vidas sejam interrompidas a qualquer tempo e circunstância. Precisamos nos unir e ir às ruas, aborto é crime, salvo quando a gravidez é fruto de estupro ou há risco de vida para a mãe. Ressalto ainda que devemos enxergar o bebê na sua individualidade, jamais como uma extensão da mãe", declarou o parlamentar.

É válido também ressaltar que, em 2012, o STF definiu que o aborto de fetos anencefálicos também não deve ser punido.