De autoria de Sargento Byron, Câmara concede título de Cidadão Aracajuano ao tenente-coronel Ricardo Pereira Barreto
Acontece na segunda-feira, 24/11, às 8h30, no plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), a entrega do título de Cidadão Aracajuano ao tenente-coronel da Infantaria Ricardo Pereira Barreto. A honraria é de autoria do vereador e 1º secretário da Mesa Diretora da Casa, Sargento Byron – Estrelas do Mar.
“Esta é a maior honraria da Casa Parlamentar. Ela representa a aprovação dos vereadores, o reconhecimento da sociedade, além de reforçar uma carreira da qual conheço, nas entrelinhas, a importância e a atuação. O tenente-coronel Ricardo já tem o Exército em seu DNA. Um nome reconhecido em diversos estados, mas que sempre leva Sergipe no coração”, destacou Byron.
A solenidade será transmitida pelos canais oficiais: TV Câmara Aracaju, canal aberto 5.3; Sky, 305.3; Net, canal 8; Câmara Aracaju pelo YouTube; e pelo site www.aracaju.se.leg.br.
Sobre o homenageado
Nascido em Salvador/BA, Ricardo Pereira Barreto é filho de Raimundo Pereira e Eulisse Pereira Barreto, casado com Luciana Assunção Souza Barreto, pai de Maria Eduarda e Benjamin.
O homenageado incorporou às fileiras do Exército, em 22 de fevereiro de 1997, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas/SP. Declarado aspirante-a-oficial da Arma de Infantaria em 2001, foi promovido ao posto atual em 31 de agosto de 2021.
Em seu currículo, traz cursos e estágios militares, como formação de oficiais de Infantaria; estágio básico do combatente de montanha; estágio de adaptação e operações na caatinga; operações na selva, categoria Bravo; curso básico paraquedista; curso de aperfeiçoamento de oficiais; especialização em Direito Militar e também em Gestão, além do curso de comando e Estado-Maior.
Na experiência nas organizações militares, serviu ao 31º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Campina Grande/PB; ao Comando de Fronteira Solimões/8º Batalhão de Infantaria de Selva, em Tabatinga/AM; ao 1º Batalhão de Infantaria Motorizado (Escola), no Rio de Janeiro/RJ; ao 62º Batalhão de Infantaria, em Joinville/SC; à Academia Militar das Agulhas Negras, em Resende/RJ; ao 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Maceió/AL; e ao Comando da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, em Marabá/PA.
TC Pereira também é reconhecido por sua participação na Missão das Nações Unidas na República Democrática do Congo e na Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti.