Confira o que foi discutido durante o Grande Expediente desta quarta-feira, 18/06

por Gleydy Matos e Camila Farias - Agência CMA — publicado 18/06/2025 14h01, última modificação 18/06/2025 14h01
Confira o que foi discutido durante o Grande Expediente desta quarta-feira, 18/06

Foto: Luanna Pinheiro

Nesta quarta-feira, 18/06, durante o Grande Expediente, a vereadora Selma França (PSD) foi a primeira a discursar, iniciando com uma resposta à fala do vereador Lúcio Flávio, que criticou a atuação da empresa Iguá. Selma pontuou que sempre foi bem atendida e recepcionada, e que isso não tem ligação com o fato de seu parentesco com o governador Fábio Mitidieri. A parlamentar também parabenizou o Governo do Estado por suspender o Arraiá do Povo nos dias 13, 14 e 15, devido aos fortes ventos e chuvas que atingiram a capital e boa parte do estado de Sergipe. Ela ainda parabenizou a prefeita Emília Corrêa pelo início do Forró Caju na região dos mercados. 

Em seguida, o vereador Sargento Byron Estrelas do Mar (MDB) utilizou a tribuna para destacar o Dia do Orgulho Autista, comemorado na data. “É um dia de celebrar, mas é um dia de buscar avanços para essa parcela da população que depende muito do poder público para ter garantia dos seus direitos”. O vereador também enfatizou que o município de Aracaju deu um grande passo ao criar a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e afirmou que esse é o primeiro passo, esperando que, nos próximos anos, sejam destinados recursos do orçamento público para que essas políticas públicas sejam garantidas. Byron também ressaltou a movimentação da economia neste período junino na capital e no estado de Sergipe, mas enfatizou que a cidade não é apenas festa e que é preciso olhar para os problemas da população. 

O vereador Bigode do Santa Maria (PSD) usou a tribuna para parabenizar e agradecer o presidente da Emurb, Sérgio Guimarães, pela resolução do problema dos esgotos dos apartamentos do bairro 17 de Março. O vereador também cobrou solução para o canal do Santa Maria: “Precisam ser tomadas as devidas providências com rapidez, porque com essas fortes chuvas, aquele canal recebe todas as águas pluviais e recebe também os esgotos sanitários, e ele transborda. Então, vamos fazer esse pedido às autoridades competentes”. 

O vereador Elber Batalha (PSB) também utilizou o Grande Expediente para denunciar que “estamos em 18 de junho e, até agora, as crianças da rede municipal de ensino não receberam o seu material didático. São quatro meses de aulas prejudicadas por falta de suporte pedagógico. As crianças da rede municipal de ensino estudam sem livro didático. Ao mesmo tempo, esse mesmo governo faz uma licitação no valor acima de R$ 70 milhões para uma empresa que é responsável pela capinagem de Aracaju, para realizar a contratação de cuidadores/educadores na cidade”, apontou.  

O vereador também se manifestou contra os jogos eletrônicos, destacando que está em tramitação na Casa Legislativa o projeto de lei voltado à criação da Loteria Municipal. Dessa forma, propôs que, caso o projeto seja aprovado, os recursos sejam vinculados somente a bancos públicos e, ainda assim, que seja vedada a vinculação aos jogos eletrônicos e “bets”. 

O vereador Isac Silveira (União Brasil) subiu à tribuna para falar sobre a previdência social, especialmente sobre o Aracaju Previdência. “Vivemos um momento de déficit previdenciário e, se você é servidor, é importante buscar um dos locais de votação disponíveis para participar da eleição do AjuPrev”, destacou. O vereador também convidou a população a participar dos festejos juninos na Rua de São João, assim como do concurso de quadrilhas juninas. Ele ainda explicou que há uma discussão para a realização de asfaltamento em toda a cidade e parabenizou a Emurb por isso. 

O vereador Maurício Maravilha (União Brasil) ressaltou a situação do lixo no bairro Santa Maria. “Logo no início do mandato, eu falei sobre a questão do lixo, um problema grande no bairro Santa Maria, ainda quando a Torre operava. Quando houve a rescisão do contrato, houve todo aquele transtorno, e as caixas coletoras foram retiradas. Com a saída dessas caixas, o lixo não foi junto; deixaram o lixo lá.” O vereador reforçou que veio à tribuna solicitar à prefeitura, e logo em seguida as caixas coletoras foram recolocadas. Informou ainda que, a partir de hoje, os lixos domiciliares serão recolhidos diariamente, de segunda a sábado. Também falou do projeto “Jardim de Chuva” e pediu o apoio de seus colegas parlamentares para aprovação da proposta. 

A vereadora Moana Valadares (PL) utilizou a tribuna para fazer uma retrospectiva de sua trajetória política e da história política de seu esposo, o deputado federal Rodrigo Valadares. Durante o discurso, pontuou algumas das lutas enfrentadas durante essa caminhada. Moana destacou o poder de sua fé e das orações diárias. “Infelizmente, na política, quando expressamos nossa fé, somos ridicularizados e ouvimos deboches. Concorde ou não, tem que admitir que nós construímos uma história de vitórias”. A vereadora também comentou a situação das eleições de 2026 para o Senado, nas quais seu esposo aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto: “Não temos nenhuma vaidade por cargo. O que nós temos é compromisso com o nosso propósito. Se esse for o propósito e essa for a vontade de Deus, nada e nem ninguém vai poder impedir”. 

Finalizando o Grande Expediente, o vereador Pastor Diego (União Brasil) solicitou à prefeita Emília Corrêa uma reunião para discutir os pagamentos das emendas impositivas, destacando que é preciso haver esse alinhamento. “Tenho recebido cobranças constantes dos setores para os quais destinamos emendas, perguntando a previsão de pagamento. E é bem verdade que ainda não temos previsões, até o momento, para fazer uma programação do pagamento das emendas”.