Confira o que foi discutido no Pequeno e no Grande Expedientes da Câmara Municipal de Aracaju

por Ivo Jeremias - Agência CMA — publicado 27/03/2025 12h10, última modificação 27/03/2025 12h23
19º Sessão Ordinária foi realizada nesta quinta-feira,27
Confira o que foi discutido no Pequeno  e no Grande Expedientes da Câmara Municipal de Aracaju

Luanna Pinheiro

Durante as sessões ordinárias, a Câmara de Vereadores realiza o Pequeno e o Grande Expedientes. Neste espaço, os parlamentares têm de 5 a 15 minutos, respectivamente, para expressar suas ideias e opiniões, além de apresentar suas ações à sociedade. Confira o que foi discutido na sessão ordinária, realizada nesta terça-feira (27/03).

 Pequeno Expediente

O vereador Sargento Byron – Estrelas do Mar (MDB) deu início às falas no plenário tratando dos direitos das pessoas com deficiência no município de Aracaju e a criação de uma secretaria no âmbito municipal para atender essa parcela da população.  “ O último censo revelou que um quarto da população de Aracaju possui algum tipo de deficiência. Hoje temos avançado muito na defesa de direitos e garantias dessas pessoas, mas ainda estamos muito longe de assegurar esses direitos e tornar nossa sociedade mais empática. Subo a e essa tribuna e parabenizo a prefeita Emília Corrêa por dar um passo enorme na conquista e na realização de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.

Na sequência, o vereador Alex Melo (PRD) ocupou a tribuna e destacou ações da prefeitura de Aracaju no transporte público. “A prefeita Emília Corrêa tem  caminhado pela cidade e trazido ônibus novos. É um trabalho de passo a passo e vamos sempre acompanhar essa evolução.  O vereador também parabenizou a Emsurb pela limpeza de uma praça no bairro Luzia, após solicitação do parlamentar.

O vereador Breno Garibalde (Rede) utilizou a tribuna e falou da importância dos programas Jovem Aprendiz e Pequeno Aprendiz, que , de acordo com o parlamentar, foram esquecidos na gestão passada. “Hoje sentimos falta da inclusão desses jovens de 14 a 18 anos sendo incluídos no mercado de trabalho. Deixo esse apelo à gestão municipal para que retomem esses programas. Tem uma lei que foi sancionada pelo próprio prefeito Edvaldo e ,mesmo assim, não foi colocada em prática. Seria muito interessante ver esses jovens inseridos dentro das próprias secretarias do município”.

O vereador Fábio Meireles (PDT) levou um vídeo ao painel do plenário exibindo áreas que necessitam da intervenção do poder público para realização de serviços como capinação, no conjunto Vale do Sol, no bairro Aruana. “Fizemos essas colocações para que o presidente da Emsubr pudesse levar equipes para fazer esse serviço”.  O parlamentar também abordou, em seu discurso, o Dia Internacional das Mulheres, comemorado no oito de março. Fábio destacou que ,no dia 29 de março, será realizado um evento voltado a atendimentos de saúde para mulheres e capacitações, promovido pela Ong Olhar Carinhoso.

O vereador Joaquim da Janelinha (PDT) subiu à tribuna com reivindicações da comunidade do Paraíso do Sul, no bairro Santa Maria. “Há mais ou menos 7 anos , tenho visitado essa comunidade, tenho projetos sociais lá. Na primeira gestão do então prefeito Edvaldo Nogueira, ele fez o calçamento e a infraestrutura de cerca de 11 ruas e ,no ano passado, tivemos a felicidade de dar uma ordem de serviço de R$ 32 milhões para reforma de 32 ruas e um muro de contenção para chuvas. Mas a comunidade do Paraíso do Sul precisa ainda da construção de espaços para prática esportiva. Atualmente só tem um espaço, que é um campinho de areia”.

O vereador Lúcio Flávio (PL) parabenizou a prefeitura de Aracaju pelo anúncio da revitalização da Unidade Básica de Saúde Humberto Mourão, no bairro São Conrado. “É um novo tempo na gestão municipal e o povo de Aracaju já começa a enxergar uma nova cidade”. O parlamentar também destacou a criação da Secretaria da Pessoa com Deficiência no município de Aracaju. O projeto de lei autorizando a medida será votado pela Câmara Municipal de Aracaju. Lúcio Flávio, na oportunidade, citou o trabalho realizado pelos vereadores Sargento Byron e Thannata da Equoterapia com esse público.

O vereador Milton Dantas (PDT) utilizou a tribuna e elogiou o trabalho realizado pela Emsurb no atendimento de demandas da população. “Toda vez que procuramos a Emsurb fomos atendidos com agilidade pelos servidores e pelo presidente. Prontamente a população tem tido seus pleitos atendidos por esse órgão”. Milton Dantas também agradeceu a secretaria da fazenda e de esportes pelas tratativas para patrocínios aos clubes de futebol de Aracaju.

O vice-presidente da CMA, o vereador Pastor Diego (União Brasil), mostrou no plenário um vídeo com imagens das condições  da avenida Alexandre Alcino, no bairro Santa Maria, após realização de obras pela Companhia de Saneamento Básico de Sergipe. “A Deso compareceu lá recentemente para fazer uma obra e deixou a via intransitável,  colocando em risco os pedestres, o cidadão que vem com seu automóvel e pode ter seu carro engolido pelas crateras que estão lá. Solicito a Deso que vá terminar o serviço que começou e que deixe a avenida como estava antes, com condições das pessoas transitarem”.

     Grande Expediente

O vereador Iran Barbosa (PSOL) iniciou o discurso homenageando Maria Faraildes Alves Dantas, mais conhecida como Dona Faraildes, que faleceu ontem ,26, aos 89 anos de idade. “Ela era ativista das lutas populares em todo Baixo São Francisco, morava no projeto colonização e reforma agrária na colônia Ladeirinhas, no município de Japoatã. Era uma entusiasta pela luta ao acesso à terra, a luta pela reforma agrária. Uma mulher de características muito fortes que entendia que ,quando era necessário fazer uma crítica a qualquer um, não sentia nenhum tipo de intimidação.  Acima de tudo  uma mulher sempre disposta a construir a luta popular”.  O parlamentar também abordou, em seu discurso, o piso salarial do magistério. Ontem aconteceu a primeira reunião da mesa de negociação com sindicatos e representantes do governo sobre o assunto.

O vereador Isac Silveira (União Brasil) destacou na tribuna a realização da Corrida Cidade de Aracaju, que será realizada no próximo sábado,29. “ São mais de 10 mil inscritos. É um trabalho muito bonito promovido pela prefeita Emília Corrêa com a Secretaria de Esportes”. O parlamentar também reforçou que hoje ,27, acontece uma mesa de negociação com a presença da prefeita Emília Corrêa para ouvir os sindicatos e reivindicação. “ A prefeita reiterou seus compromissos, convicções. Quando esteve nessa casa , votou a favor dos pisos, fez discursos contundentes e disse ontem aos sindicalistas presentes que abriu a mesa para que eles não precisem ficar em frente à prefeitura no sol e na chuva. Esse é o espaço para discutirmos a política voltada para os servidores”.  Isac também comentou o encontro realizado pela prefeitura com os clubes de futebol da capital. “ A prefeita quem pediu ao secretário de esportes que reunisse os clubes porque ela tinha interesse em abrir um processo de patrocínio da prefeitura com os clubes”.

A vereadora Sônia Meire (PSOL) começou a fala lembrando que ontem ,26, o Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, aceitou a denúncia da Procuradoria Geral da República e tornou réu o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro pelos atos realizados no dia oito de janeiro. “Estamos falando de crimes gravíssimos. Tentativa de golpe de estado, tentativa de abolir o estado democrático de direito, organização criminosa armada e dano qualificado por violência e grave ameaça.  Crimes que não podem ser relativizados, pois atacam a soberania popular e a estabilidade de nosso país”, declarou. “Nosso papel, como representante do povo, é fortalecer a democracia. Que essa Casa, por exemplo, consiga cada dia mais ser aberta para o povo. Essa é a luta da democracia”.  

Finalizando os discursos do Grande Expediente, o vereador Soneca (PSD) ocupou a tribuna e parabenizou todos os palhaços de Aracaju, lembrando que no vinte e sete de março é comemorado o dia do palhaço. “Não é fácil, às vezes , você não está muito bem, mas o palhaço vem e traz alegria. Hoje estou muito feliz por Deus ter me dado vida e saúde para estar aqui como representante do povo e da profissão, o palhaço Soneca, o palhaço mais querido do estado de Sergipe”, disse.