Concurso da CMA: FGV libera gabarito nesta segunda

por Agência Câmara Aracaju — publicado 05/12/2021 20h18, última modificação 05/12/2021 20h18
Concurso da CMA: FGV libera gabarito nesta segunda

Foto: César de Oliveira

A Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou, neste domingo, 5, concurso público para 52 vagas, destas, 34 para nível médio e técnico e 18 para nível superior. O certame é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). As provas foram realizadas em dois momentos: pela manhã, para cargos para nível superior e, à tarde, para nível médio e técnico. A FGV informa que amanhã, 6, o gabarito já será divulgado.
Entusiasmado com a realização, o presidente da CMA, Nitinho (PSD), disse que depois de 34 anos, a Câmara Municipal de Aracaju volta a ter um concurso público. “Nunca imaginei que teria este privilégio de fazer um concurso público. Tenho certeza que a FGV preparou a prova com transparência, seguindo todas as regras de segurança sanitárias e esteve atenta para combater qualquer tipo de problema”, relatou.
Uma das representantes da FGV, Jéssica Berbet, explicou como foi a organização do concurso em meio as restrições impostas pela pandemia do coronavírus. Segundo Jéssica, a Fundação já tem experiência em aplicar provas em outras cidades. “É um desafio muito grande porque a gente precisa de um volume maior de fiscais, escolas, mas a gente dilui os candidatos em várias escolas e, assim, oferecemos mais segurança para os candidatos e para os nossos fiscais”, relatou.
Nas portas das escolas, álcool em gel, aferição de temperatura. Nas salas, distanciamento social. “Em todo momento, os fiscais são orientados a fazerem a higienização do candidato e reforçar o uso correto de máscaras. Além do fornecimento de copos descartáveis para que não haja a utilização de bebedouros e é permitido, também, lanches rápidos”, informou Jéssica.

Candidatos

Disputando a vaga de Analista Legislativo, Lucas Santana relatou o sonho de ingressar no serviço público. “É uma expectativa grande. Espero muito por esse momento. Estou torcendo pela aprovação de quem se preparou de verdade nesse período, principalmente, após as adversidades da pandemia”, observou.
Também disputando a vaga de Analista Legislativo, Ana Meire afirmou que o adiamento da prova oportunizou que ela estudasse por mais tempo. “Confesso que fiquei um pouco desanimada por causa da pandemia, que atrapalhou a realização da prova, mas hoje estou mais confiante”, afirmou.
Concurseira há um tempo, Larissa Gabriela de Freitas disputa vaga de Procurador Judicial pela manhã e Assistente Legislativo pela tarde. De acordo com a concorrente, foram horas e horas de estudo dedicadas ao concurso da Câmara Municipal de Aracaju e outros que estão vigentes.
Dos candidatos às vagas, não só de nível médio, como também do superior, a esperança e o nervosismo estavam bem presentes. Para Ane Cristine Sousa dos Santos, que prestou concurso para Procurador Judicial, a prova foi muito bem elaborada e os temas pertinentes. “Exigindo que a pessoa tivesse um raciocínio lógico, além do estudo da matéria, tinha que ter uma interpretação em todas as questões, principalmente na prova de Português. Toda prova teve essa cobrança de interpretação. Eu fiz bem, mas me preparei muito, me dediquei, fiquei focada na banca da FGV. Em termos gerais, sinto que fui bem”.
Wellington José dos Santos Júnior, 26 anos e concurseiro desde os 18, prestou concurso pela manhã para nível superior e à tarde para Assistente Administrativo e gostou do nível da prova. “A da manhã eu achei bem tranquila, para falar a verdade, achei que teria um nível mais complexo. Agora à tarde, como é para o nível médio, acredito que esteja melhor ainda para fazer. Já tive a sorte de passar na Polícia Civil, mas acabei não ficando, e, tenho fé em Deus, que eu passe nesse da Câmara”.
A validade do Concurso será de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogados pelo mesmo período, a critério da Câmara. O resultado final será homologado pela Câmara Municipal de Aracaju, mediante publicação no veículo de comunicação dos atos oficiais do Município de Aracaju, e divulgado na Internet no site da FGV.