Com fim do recesso na Câmara, Kitty revela projetos para este ano e comemora conquistas alcançadas em 2017

por Felipe Maceió, Assessoria de Imprensa da parlamentar — publicado 20/02/2018 16h20, última modificação 21/02/2018 00h31

Foto: Gilton Rosas

Na volta do recesso parlamentar nesta terça-feira, 20, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) seguirá com os trabalhos de debate e análise de antigos e novos projetos, com uma pauta repleta de itens que afetam diretamente a vida da população aracajuana. Em seu segundo ano de mandato, a vereadora Kitty Lima (Rede) retoma a rotina ainda mais confiante da sua atuação e promete grandes projetos para este ano.

Bastante animada com o fim do recesso, a parlamentar prevê que 2018 será um ano de muitas conquistas, principalmente, para a causa animal, sua principal bandeira na CMA. “A expectativa para este ano é a melhor possível, uma vez que teremos projetos importantíssimos para serem discutidos na Câmara, a exemplo do fim gradativo das carroças, a criação do Código de Proteção Animal e a criação de um fundo da Sema [Secretaria Municipal de Meio Ambiente] voltado exclusivamente à causa animal”, pontuou Kitty.

Como meta para 2018, a vereadora pretende ainda protocolar na Casa projetos que visam proibir a inauguração de obras públicas inacabadas, inserir o Legislativo nos Conselhos Municipais, criar o Selo Responsabilidade Social e Sustentável e restringir a utilização de fogos silenciosos em festas patrocinadas com verba do município.

Para conseguir a aprovação desses projeto, Kitty espera contar com a conscientização dos demais vereadores quanto a importância dessas iniciativas não somente para os animais, mas também para toda a cidade e, por isso, a parlamentar pede o apoio da população. “Este ano será muito produtivo e de grandes batalhas onde precisarei do apoio de toda a população, é como eu costumo falar, ‘unidos somos mais fortes'. Vou precisar muito desse apoio, e como a presença da população na Câmara ainda é muito tímida, convido a todos para comparecerem à casa legislativa e ver se perto o que nós estamos fazendo por vocês e pela cidade. É importante também que o povo cobre de seus representantes um posicionamento frente as questões que venham beneficiar o interesse coletivo”, pediu a vereadora.

Mas para seguir em frente e saber quais são os caminhos que devem ser percorridos a partir de agora, é preciso olhar para trás e tirar o melhor de cada experiência vivida até aqui. O ano de 2017 foi de aprendizado para Kitty Lima que apesar de novata na política, conquistou importantes vitórias na CMA, e esse trabalho realizado no ano passado pode ser traduzido em números.

Ao todo foram 25 projetos de lei protocolados na Câmara, 117 indicações, 03 projetos de resolução, 13 moções, 24 requerimentos e 19 emendas, além da realização de 05 sessões especiais. Os destaques de todo esse trabalho são o PL da Castração – projeto que visa o controle populacional de animais e de zoonoses, e que regulamenta a atuação do Castramóvel em Aracaju; e o PL do Dia da Adoção – que institui o dia 04 de outubro como o Dia Municipal da Adoção Animal, obrigando a Prefeitura de Aracaju a promover uma grande campanha de adoção de animais sem lar e conscientização sobre o tema.

Em relação as emendas, Kitty conseguiu aprovações junto à LOA (Lei Orçamentária de Aracaju) e ao PPA (Plano Plurianual de Aracaju), que asseguram a causa animal como uma das diretrizes do gasto do orçamento da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA). Outra grande vitória foi a emenda à lei 3.502/2007, que proíbe o transporte de resíduos da construção civil por meio de carroças de tração animal, medida que visa o bem-estar dos animais e a preservação do meio ambiente, uma vez que o descarte de todo esse material era feito em locais irregulares. “Tivemos conquistas importantes no ano passado, principalmente para a causa animal. Mais recentemente tivemos a aprovação de outro projeto que também é motivo de muito orgulho para mim, que visa coibir os abusos sexuais contra mulheres no transporte coletivo de Aracaju e aguarda a sanção do prefeito Edvaldo Nogueira. O empoderamento feminino é um tema que também faço questão de levantar bandeira, e esse projeto, assim como os demais aprovados no ano passado, foram apenas o início do trabalho árduo que teremos ainda pela frente, e como uma boa esportista que sou, adoro um desafio", comemorou Kitty.