CMA realiza Sessão Especial sobre o Dia do Meio Ambiente

por Danilo Cardoso — publicado 05/06/2017 11h40, última modificação 30/11/2017 17h13
CMA realiza Sessão Especial sobre o Dia do Meio Ambiente

Gilton Rosas

Na manhã desta segunda-feira, 5, foi realizado no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), uma Sessão Especial com tema ‘Preservação Ambiental: Desafios do século XXI’, de autoria do vereador Américo de Deus (REDE), contando com a presença dos parlamentares Kiity Lima (REDE) e Lucas Aribé (PSB), além do secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Augusto César e do promotor de Justiça, Sandro Costa.

 

O autor da Sessão Especial, vereador Américo de Deus, explicou em seu pronunciamento que dará entrada em um projeto, junto com a vereadora Kitty Lima, que visa ampliar o material reciclado dos lixos residenciais. “Aracaju produz 700 toneladas dia de lixo, sendo 200 toneladas recicláveis. Caso seja aprovado este projeto será gerado mais emprego nas cooperativas, só que acho muito difícil ser aprovado porque irá diminuir os valores a serem pagos para a Torre e Cavo”, destacou.

Outro projeto de sua autoria que tramita na Casa Legislativa é para que seja implementada nas Redes Municipais aulas de educação ambiental. “Deveremos ter uma visão ampliada e incluir as gerações futuras sobre este impacto na natureza”, finalizou Américo de Deus. Lucas Aribé compartilhou da mesma opinião. “Precisamos conscientizar a população para ajudar a salvar o planeta, os maiores agravantes é a falta de educação”.

A vereadora Kitty Lima afirmou que teve uma aula meio ambiente durante a Sessão. “Hoje foi uma aula que chega até assustar, porque descobri que 60% do esgoto é jogado no mar. Lamento que o projeto do IPTU Verde tenha sido vetado nesta Casa, seria uma grande ajuda para a cidade”, destacou apresentando sua contribuição ao meio ambiente plantando mudas junto com sua equipe de assessores.

Abrindo o ciclo de explanações sobre o tema, o secretário Municipal de Meio Ambiente, Augusto Cesar Mendonça de Viana, apresentou palestra com dados sobre a cidade. “Nossa ação se baseará em algumas perspectivas e oportunidades para Aracaju, como o plano de mobilidade urbana, incentivo a arborização qualificada da cidade e incentivo a coleta seletiva”, comentou o gestor que ainda entregou panfleto do programa Nosso Pomar.

O engenheiro Ambiental especialista em Resíduos Sólidos, Alan Lima, trouxe algumas sugestões de programa realizado em cidades de pequenos portes no país. “Não devemos apenas fazer o feijão com arroz e sim ir além pesquisando soluções criativas que trarão grandes benefícios para todos”, revelou.

Fazendo um breve histórico do papel fiscalizador do Ibama, o oceanógrafo e analista da instituição, Luciano Bazoni Junior, abriu sua palestra esclarecendo a diferença entre preservar e conservar. Após isto, fez um breve histórico da instituição, com as competências e diretrizes do órgão.

O promotor de Justiça Ambiental da Comarca de Nossa Senhora do Socorro, Sandro Costa, explicou que o Poder Público tem a obrigação de proteger o meio ambiente. “A Política de Desenvolvimento Urbano da cidade é o Plano Diretor, que é a garantia do direito com um planejamento debatido em várias esferas da sociedade”, finalizou.