CMA realiza audiência pública em alusão aos 55 anos da UFS

por Agência Câmara Aracaju — publicado 29/05/2023 12h55, última modificação 29/05/2023 13h09
"A Universidade Federal de Sergipe é patrimônio do povo sergipano", disse Ricardo Vasconcelos
CMA realiza audiência pública em alusão aos 55 anos da UFS

Foto: Gilton Andrade

Na manhã desta segunda-feira, 29, a Câmara Municipal de Aracaju (CMA) realizou uma audiência pública de autoria do presidente da Casa, Ricardo Vasconcelos (Rede), em alusão aos 55 anos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), que foi comemorado no último dia 15 de maio. A audiência teve a  finalidade de apresentar um pouco da história da instituição, seu desenvolvimento e desempenhos no campo de pesquisa, ensino e extensão.

Ricardo Vasconcelos iniciou a audiência com um breve relato da sua história com a Universidade Federal de Sergipe. "Falar da UFS é algo muito emocionante e simbólico para mim. A minha história com a Universidade começa desde pequenininho, meu pai sempre me falou da instituição e um dos sonhos dele era que eu passasse no colégio de aplicação e depois ingressasse na Universidade Federal, foi o que aconteceu", expressou o presidente.

Na oportunidade, o presidente reforçou a importância da Universidade Federal para sociedade. "Não é somente formar pessoas, ter uma graduação, a  universidade é uma transformadora social que garante que a pessoa possa viver de forma digna. Temos que abraçar a UFS, pois, ao longo da história, formou excelentes profissionais. Temos que fortalecer a educação e a universidade pública do nosso estado. A Universidade Federal de Sergipe é patrimônio do povo sergipano", concluiu Ricardo.

Doutor Walter Joviniano, reitor da UFS, destacou o papel dos professores no crescimento da instituição. "Se a universidade permanece, hoje, em rankings de destaques é por causa dos professores e professoras que construíram essa realidade e nos ajudaram a construir essa instituição. O reitor também agradeceu a CMA pelo espaço de discussão: " a universidade sempre olhou para população sergipana e não tem nada melhor do que estar na Casa do povo para discutir, comemorar, refletir e planejar o futuro”, disse o reitor.

Professor Rosalvo Ferreira,  vice-reitor da universidade, salientou que valorizar a instituição é valorizar o investimento público. "Quem valoriza a UFS, valoriza o povo sergipano, porque é o investimento público que vai promover a transformação da nossa universidade. Nossa missão é servir,  e cada letra dessa palavra tem um significado: sustentabilidade, excelência, respeito, valorização, integração e resiliência”, expressou Rosalvo.

Professor Ricardo Abreu, secretário Municipal de Educação,  ressaltou que a universidade é uma das instituições que mais impulsiona o desenvolvimento do nosso estado. "Temos que honrar esses  55 anos homenageando a todos os profissionais que fazem essa instituição e a todos os profissionais que passaram pela UFS ao longo desses anos e que deixaram sua contribuição para que a universidade se tornasse o que é hoje: referência no desenvolvimento e crescimento do nosso estado”, enfatizou o secretário.

Presente na audiência, Professora Ângela Melo (PT) frisou que falar dos 55 anos da UFS é falar de questões políticas e ideológicas. "Os avanços precisam continuar, porque, independentemente do governo, é preciso valorizar os trabalhadores. É preciso que os professores sejam valorizados na remuneração e nas suas conquistas. Sergipe precisa saber que entre os melhores cientistas do mundo estão professores e professoras da Universidade Federal de Sergipe”, destacou a vereadora.

Também presente na audiência, Professora Sonia Meire (Psol) enfatizou o compromisso que a Câmara Municipal de Aracaju tem com a Universidade Federal de Sergipe. "Uma universidade que forma excelentes profissionais no dia a dia.  Nesses 55 anos assumirmos o compromisso de defender a democracia. Vida longa a Universidade para que ela continue exercendo a sua função social”, ressaltou Sonia.