CMA aprova requerimento de Ricardo Marques e PMA deve apresentar plano para comerciantes do Fernando Sávio

por Wandycler Júnior, Assessoria de Imprensa do parlamentar — publicado 03/03/2021 14h37, última modificação 03/03/2021 14h37

Foto: Ascom CMA

Durante a Sessão ordinária da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta quarta-feira (3), foi aprovado por unanimidade o requerimento do vereador Ricardo Marques (Cidadania) que solicita da Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) a apresentação de um plano de realocação dos comerciantes que estavam instalados no Terminal de Integração Fernando Sávio.

Como justificativa para o requerimento, o parlamentar considerou que os comerciantes afirmam que não foram informados sobre como e onde continuarão a exercer a atividade comercial enquanto durarem as obras. “Falaram que eles poderiam escolher alguma feira, mas eles não são feirantes, cada um tinha seu comércio, eles têm geladeiras, freezers e precisam de um local adequado para continuar comercializando”.

Questionado por alguns parlamentares se houve uma tentativa de diálogo com a gestão municipal antes da apresentação do requerimento, o vereador Ricardo Marques explicou que tentou resolver a questão de diversas formas. “Tenho protocolado ofício e tentado dialogar, mas até o momento não recebi nenhuma resposta das minhas solicitações. Por isso que peço, através da câmara de vereadores, essas informações da prefeitura de Aracaju e da Emsurb, que é o órgão responsável”, concluiu.

“A situação dos comerciantes do terminal é apenas a ponta do iceberg. A partir daí, outros problemas relacionados a comerciantes de terminais e de outras áreas de Aracaju vieram à tona”, alertou Ricardo Marques.

Entenda o caso

No início de janeiro o vereador Ricardo Marques foi procurado pelos comerciantes que estavam instalados no Terminal de Integração Fernando Sávio, no centro comercial de Aracaju, há 30 anos. Eles receberam um aviso que, por conta da reforma da Rodoviária Velha, deveriam desocupar o local em um prazo de cinco dias.

Em posse da informação, o parlamentar levou o caso até a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para buscar mais informações e conseguiu, junto à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), uma notificação oficial estendendo esse prazo de saída dos comerciantes para o final de janeiro.

O prazo foi encerrado sem uma definição oficial dos órgãos sobre um novo local para onde seriam destinados os comerciantes. Diante da ausência de resposta, o vereador Ricardo Marques apresentou o requerimento na CMA pedindo a presença de um representante da prefeitura de Aracaju para apresentação de um plano de realocação dos comerciantes.